Pós-Graduação
Pós-Graduação em Liderança de Produtos Digitais
Marketing
Carga Horária
384 h
Tempo de conclusão
A partir de 6 meses
Sobre o curso
A Especialização em Liderança de Produtos Digitais é um programa abrangente e prático, projetado para fornecer aos profissionais as habilidades e o conhecimento necessários para liderar o desenvolvimento de produtos digitais de sucesso. Abordando desde os fundamentos da engenharia de software até as complexidades da gestão de stakeholders e a importância da metodologia científica, o curso prepara os alunos para os desafios do mercado digital em constante evolução. Os participantes irão mergulhar em tópicos como Fundamentos de Engenharia de Software, entendendo a natureza do software, os diferentes modelos e processos de desenvolvimento, os requisitos, a qualidade e a arquitetura de software. O módulo sobre Responsabilidades e atribuições do líder de produto explorará a colaboração com stakeholders, a definição de objetivos e metas do produto, o gerenciamento de conflitos e a tomada de decisões, além do desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação. O programa também inclui módulos sobre Product Discovery, que ensina como realizar pesquisas de mercado, definir personas e identificar as necessidades dos clientes, e Product Strategy, que aborda a análise de mercado, a definição de público-alvo e personas, o desenvolvimento de roadmaps de produtos e estratégias de preços.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico:Marcelo Menezes Neves
1. Software Engineer Fundamentals
A natureza do software; O processo de software Modelos de processo de software; As pessoas na engenharia de software; Os requisitos de software; Conceitos de projeto de software; Gestão da qualidade de software; Arquitetura de software; Teste de software; Gestão de configuração de software.
2. Product Leader - Roles and Attributions
Os diferentes papéis de líder de produto; As responsabilidades do líder de produto; Colaboração com as Partes Interessadas Definição de Objetivos e Metas do Produto; Gerenciamento de Conflitos e Tomada de Decisões; Desenvolvimento de Habilidades de Liderança Relacionamento com a Equipe de Desenvolvimento; Liderança Ética; Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação; Caso prático.
3. Product Discovery
Introdução à Compreensão do Público-Alvo Pesquisa de Mercado e Coleta de Dados Personas: Criando Representações do Público-Alvo Segmentação de Mercado Identificação de Necessidades Específicas Validando Personas e Necessidades Utilização de Dados na Tomada de Decisões Atualizações e Melhorias Contínuas Ética na Compreensão do Público-Alvo Caso prático
4. Product Strategy
Introdução à Estratégia do Produto Digital Análise de Mercado e Competitividade Definição de Objetivos e Metas Identificação do Público-Alvo e Personas Posicionamento do Produto Desenvolvimento de Roadmap Estratégias de Preço e Monetização Desenvolvimento de Parcerias e Colaborações Lançamento e Marketing do Produto Digital Monitoramento e Adaptação da Estratégia Caso prático
5. Product Backlog and Prioritization
Introdução ao Backlog do Produto Criação de Itens do Backlog Priorização de Itens do Backlog Frameworks de Priorização Considerações Estratégicas na Priorização Gestão de Dependências e Restrições Comunicação e Transparência no Backlog Ferramentas e Software para Gestão de Backlog Avaliação e Melhoria Contínua do Processo de Backlog Casos de Estudo e Exercícios Práticos
6. Product Backlog Refinement
Introdução ao Refinamento do Backlog O Processo de Refinamento do Backlog Identificação de Itens de Backlog Refináveis Técnicas de Refinamento Documentação e Especificação Validação e Feedback Estimativa e Planejamento Práticas Ágeis no Refinamento Ferramentas e Tecnologias de Apoio Case prático
7. Product Prototyping
Introdução à Prototipação da Solução Tipos de Protótipos Ferramentas de Prototipação Processo de Prototipação Design Centrado no Usuário (User-Centered Design) Prototipação de Fluxo de Usuário Testes de Protótipos Documentação de Protótipos Desafios na Prototipação Caso prático
8. Product Development Management and Metrics
Introdução à Gestão do Desenvolvimento do Produto Metodologias de Desenvolvimento Planejamento de Sprints e Iterações Gestão de Equipe e Colaboração Monitoramento e Controle do Desenvolvimento Gerenciamento de Recursos e Orçamento Gerenciamento de Riscos e Mudanças Garantia de Qualidade e Testes Lançamento e Implementação Pós-Lançamento e Melhoria Contínua Ética e Responsabilidade no Desenvolvimento Caso prático
9. Stakeholders Management
Introdução à Gestão das Partes Interessadas; Identificação de Partes Interessadas; Análise de Interesses e Expectativas; Comunicação Efetiva com Partes Interessadas; Envolvimento das Partes Interessadas no Ciclo de Desenvolvimento; Gestão de Conflitos com Partes Interessadas; Definição de Expectativas Realistas; Feedback das Partes Interessadas; Gerenciamento de Partes Interessadas em Contextos Ágeis; Caso prático.
10. Metodologia Científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-Graduação em Liderança de Produtos Digitais
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 6 meses