Pós-Graduação

Pós-Graduação em Formação de Novos Gestores

Gestão

Sobre a Pós-Graduação em Formação de Novos Gestores

 

A Pós-graduação em Novos Gestores, é um programa do CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão que tem como objetivo contribuir de forma efetiva para o crescimento pessoal e profissional do novo gestor. Ampliando sua capacidade crítica, visão sistêmica e a clareza sobre o seu papel nas empresas e na sociedade.

 

Ela foi elaborada para desenvolver competências dos novos gestores, no que tange a inovação, a visão gerencial, desenvolvendo habilidades diferenciadas e necessárias para a gestão dos negócios de forma estratégica e aprimorando sua capacidade de gerir pessoas em suas relações humanas na organização.

 

Para ingressar nesta Pós-graduação em Novos Gestores, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Criatividade e Inovação

Criatividade: conceito, pessoas criativas e o comportamento criativo. A criatividade nas organizações. Obstáculos à criatividade nas organizações. Criatividade e inovação. Inovação: conceito e tipos. Registro de patentes. A inovação globalizada implantada. O processo de inovação: o avanço das tecnologias, especialmente das tecnologias de informação e comunicação e as diversas mudanças na sociedade. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação. Componentes da Criatividade – conhecimento, motivação, pensamento criativo; criatividade genial, autêntica e cotidiana; Estímulos e barreiras da criatividade; Fatores que motivam a Inovação na Organização. Componentes da Inovação – ambiente de trabalho, liderança, recursos, comunicação e colaboração; três tipos de líderes: locais, de rede e estratégicos; Modelo de liderança para Inovação; A Criatividade como aquisição de competências; Árvore das Competências. Apresentação de algumas das principais inovações recentes na área da TI (chatbots, big data) e a preparação das empresas para inovações.

 

2. Gestão de Pessoas

A conexão dos comportamentos, do desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback e sua relevância na gestão de pessoas. Conceito e mapeamento de competência, de acordo com o perfil organizacional, de modo a analisá-las através de avaliações periódicas. Bases históricas, Conceito básico, objetivos e importância. Conexão entre a Gestão de Pessoas, com o Coach, a Formação de Equipes de Trabalhos e Líderes, como fatores competitividade organizacional. Contribuição estratégica do direcionamento de carreiras na organização, coach, mentoring, e gestão estratégica de pessoas e cargo. Processos organizacionais: Tipos e classificações. Mudanças tecnológicas organizacionais: downsinzing, qualidade total, reengenharia, teletrabalho (Home office).

 

3. Sistemas de Informação na Prática de Gestão

Ferramenta que contribui para a operação de uma empresa, sendo que a qualidade de sua contribuição é diretamente influenciada pela qualidade com que é projetada e utilizada. Sistemas de informações estratégicas, táticas, operacionais. Os recursos que são ofertados pelos softwares. Sistemas de informações operacionais. Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM), Sistemas de informações gerenciais (SIG), Vantagens e desvantagens no uso de um sistema de informação. O processo de informatização, sua importância e os seus impactos dentro das organizações. Equipamentos e as funcionalidades importantes na informatização de uma organização. Formas e recursos que permitem integrar e engajar os profissionais no processo de informatização. O processo de informatização, sua importância e impactos dentro das organizações. A criação de um projeto de informatização. Recursos e equipamentos para estabelecimento de uma boa infraestrutura de TI. O processo de implantação de recursos. A importância e os benefícios da automatização de tarefas. Reconhecer como o sistema de informação pode atuar no apoio à tomada de decisão.

 

4. Gestão de Projetos

Ciclos e etapas na gestão de projetos. Ferramentas para Gerenciamento de Projetos: o Guia PMBOK. Requisitos, premissas, restrições e partes interessadas. Gerenciamento de projetos à luz do PMBOK, PRINCE2, Gestão Ágil de Projetos e SCRUM. Compreendendo os fatores de sucesso ou fracasso na gestão de um projeto.

 

5. Liderança nas Organizações

Definição de liderança e a explanação sobre a sua importância para a gestão de negócios, bem como a caracterização dos elementos importantes para o exercício de uma liderança; Definição de controle e de sua finalidade, bem como a descrição analítica dos elementos que compõe a função de controlar. Principais teorias sobre liderança. Estilo centralizado, liberal, democrático e situacional. Tipos de atitudes questão essenciais para um bom líder. Aprendizagem dos processos dinâmicos na interação da liderança e da cultura organizacional. Definição do perfil profissional do gestor de pessoas e as características desejadas pelas organizações. O trabalho em equipe, características comuns em equipes de alta performance, competências de gerenciamento e entrega.

 

6. Negociação Estratégica e Tomada de Decisão

Apresentação dos principais fundamentos para uma negociação eficaz. Compreensão do poder, persuasão e ética fundamentam processos de negociação, Modelo Integrado de Negociação, premissas que precedem uma negociação e listagem de algumas das estratégias de negociação. O perfil do negociador e o exercício da dinâmica da negociação. Compreensão do conceito de conflito e conhecer suas particularidades, estilos e técnicas de gestão de conflitos. Comparação dos conflitos positivos de conflitos negativos e apresentação das principais causas de conflito na negociação. O perfil do mediador de conflitos, estilos para lidar com os conflitos e as técnicas para administração e negociação de conflitos. Compreensão dos tipos de negociação, suas fases da negociação e as premissas do fechamento de um negócio. Tomada de decisão e negociação em ambientes complexos, análises críticas, táticas e estratégicas; princípios éticos ou códigos de conduta; mapeamento das principais decisões; Métodos racionais ou naturalistas de tomada de decisão: detalhamentos.

 

7. Planejamento Estratégico

Os conceitos de estratégia e administração estratégica e as teorias que influenciaram a administração estratégica. Conceito de gestão estratégica de pessoas e o papel de RH como parceiro estratégico do negócio que busca alinhar as Competências Humanas às estratégias de negócios da empresa, e capacitação dos gestores. O desenvolvimento de conhecimentos e a prática da administração estratégica. O processo de administração estratégica. A visão geral de administração estratégica e a teoria da administração estratégica: uma ênfase na clareza e pragmatismo. O desenvolvimento de conhecimentos e a prática da administração estratégica. O processo de administração estratégica. A visão geral de administração estratégica e a teoria da administração estratégica: uma ênfase na clareza e pragmatismo. O desenvolvimento de conhecimentos e a prática da administração estratégica. O processo de administração estratégica. A visão geral de administração estratégica e a teoria da administração estratégica: uma ênfase na clareza e pragmatismo.

 

8. Psicologia Organizacional e Relações Humanas

Identificação das diferentes modelagens de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e realiza a análise do alcance e impacto dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e reconhecimento da QVT como um projeto institucional nas organizações: o capital humano. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial. Teoria e prática nos campos da Psicologia do Trabalho e do Comportamento Organizacional nos níveis individual, grupal, organizacional e contextual/ambiental. Instrumentos e técnicas para diagnóstico e intervenção junto às organizações. Percepção e inteligência; comportamento organizacional. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial.

 

9. Gestão de Processos nas Organizações

Identificação de características e a importância da Gestão por Processos nas organizações. Compreensão acerca de técnicas e as ferramentas empregadas para o levantamento de informações. Identificação de técnicas de Modelagem de Mapeamento dos processos: BPMN (Business Process Modeling Notation), IDEF (Integrated Definition), EPC (Event-Driven Process Chain). Identificação de técnicas de Modelagem de Processos de Negócios: Método de Análise e Melhoria de Processos (MAMP), GEPRO – Etapa de Redesenho de Processos, Modelo WV – Processo dos Sete Passos, DOMP – Documentação, Organização e Melhoria de Processos. Identificação das técnicas de análise, Modelagem de Processos de Negócios e medidas de desempenho. Indicadores de gestão: importância, objetivos estratégicos e resultados a longo prazo; Objetivos da avaliação de desempenho; medidas de desempenho: consistência, confiabilidade, validade e relevância.

 

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