Pós-Graduação

Pós-Graduação em Formação Integral em Educação Parental

Educação

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Bernadette Pereira Rodrigues

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Formação Integral em Educação Parental é uma especialização abrangente e inovadora, voltada para profissionais que desejam se capacitar como educadores parentais, oferecendo cursos, workshops ou atendimentos individuais a pais e mães. O curso aborda as diversas competências necessárias para a atuação profissional, desde o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal do educador parental, até o conhecimento aprofundado sobre as diferentes fases do desenvolvimento infantil, os estilos parentais e as ferramentas da Disciplina Positiva.

 

Com foco na prática e na aplicação dos conceitos da Disciplina Positiva, o curso oferece um conjunto de ferramentas eficazes e respeitosas para lidar com os desafios da parentalidade, promovendo a conexão e a comunicação entre pais e filhos. Os alunos aprenderão a identificar e lidar com diferentes estilos parentais, compreender as necessidades e desafios de cada fase do desenvolvimento infantil, além de desenvolver habilidades de comunicação, liderança e autoconhecimento para atuarem com segurança e profissionalismo.

 

A pós-graduação também aborda temas relevantes como inteligência emocional, neurociência, sexualidade e PNL, além de apresentar estratégias de marketing digital para a divulgação de serviços e captação de clientes. O curso é uma oportunidade única para profissionais que buscam uma formação completa e atualizada em Educação Parental, com base em uma abordagem respeitosa, empática e focada na construção de relações familiares mais saudáveis e harmoniosas.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

1. O educador parental – quem sou eu e quem é o meu público

Neste módulo, os alunos poderão conhecer as competências (socioemocionais e técnicas) do educador parental e fazer uma autovaliação sobre suas forças e talentos e pontos a melhorar. Poderão também refletir sobre seu autocuidado (saúde física e emocional), habilidades de comunicação e habilidades de liderança para liderar um grupo de mães e pais em um curso.

2. Os pais – identificando Estilos Parentais e como agir com cada tipo de mãe/pai

Os alunos neste módulo conhecerão as características dos principais estilos parentais e poderão refletir sobre seu próprio estilo parental, sobre os estilos parentais adotados por seus pais/principais cuidadores, conhecer os estilos parentais relacionados à Inteligência Emocional e refletir sobre suas habilidades como “preparadores emocionais”.

3. Os filhos- as diferentes fases do desenvolvimento e os desafios característicos de cada uma delas

Neste módulo, os alunos estudarão o conceito de infância e desenvolvimento infantil. Também poderão refletir sobre os estudos da Parentalidade e a função dos pais e mães na criação dos filhos ao rever os principais marcos de cada etapa do desenvolvimento infantil (0-3, 3-6, 6-12). Depois, veremos o conceito de adolescência e as principais características da adolescência. Revistaremos o desenvolvimento segundo Piaget, Erik Erikson e os Nove Temperamentos segundo Chess & Thomas.

4. Competências técnicas – como desenvolver as competências técnicas necessárias para um educador parental

Neste módulo, os alunos conhecerão um pouco sobre a origem das pesquisas sobre educação socioemocional. Poderão refletir sobre e aprender maneiras para desenvolver algumas importantes habilidades intrapessoais ou emocionais: autoconsciência, autoconhecimento, autocontrole, autorregulação, automotivação, autoconfiança, autocuidado e autocompaixão. E também refletir sobre e aprender maneiras para desenvolver: empatia, integridade, comunicação assertiva, a arte de fazer boas perguntas, a escuta ativa, a arte de contar histórias, a criatividade, a curiosidade/vontade de aprender, a coragem e a habilidade de encorajar pais e mães.

5. Competências socioemocionais – como desenvolver as competências socioemocionais necessárias para um educador parental

Neste módulo, os alunos aprenderão a planejar um curso ou workshop para mães e pais (definir objetivos, definir conteúdos, selecionar estratégias e materiais), além de executar e avaliar para replanejar. Comprennderão que imprevistos acontecem e é preciso aprender a lidar com eles e com participantes desafiadores. Refletirão sobre as ações do educador parental (o que fazer e o que não fazer) e maneiras para cuidar da sua educação continuada.

6. Ferramentas da Disciplina Positiva

Os alunos neste módulo conhecerão a Disciplina Positiva – abordagem socioemocional baseada na psicologia Adleriana e diversas ferramentas práticas da Disciplina Positiva para utilizar com crianças e adolescentes.

7. Mais ferramentas da Disciplina Positiva

Os alunos neste módulo conhecerão ainda mais ferramentas práticas da Disciplina Positiva para utilizar com crianças e adolescentes. São estratégias empáticas, respeitosas, encorajadoras e eficazes.

8. Comportamentos desafiadores dos filhos – quais são as estratégias mais eficazes para cada tipo de comportamento desafiador

São muitos os comportamentos desafiadores das crianças e adolescentes e neste módulo, os alunos aprenderão estratégias respeitosas e eficazes para lidar com os desafios mais recorrentes relacionados à criação de filhos.

9. Assuntos da parentalidade – inteligência emocional, neurociência, sexualidade, PNL e outros assuntos importantes

Os alunos neste módulo serão apresentados a diversos assuntos da parentalidade para que possam ampliar seu repertório de possíveis temas para cursos e atendimentos de pais e mães.

10. Marketing Digital

Marketing Digital.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Formação Integral em Educação Parental

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 12 meses

Portaria do Curso no MEC