Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente

 

A educação é a força que molda o futuro, e no centro dessa transformação está o educador. Para quem sente a vocação de ensinar, mas busca a competência e a habilitação formal para fazer a diferença, a Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente da Faculdade Focus é o caminho definitivo. Este curso foi meticulosamente estruturado para converter sua paixão e conhecimento em uma prática pedagógica de excelência, capacitando-o a dominar as ferramentas didáticas mais atuais e a construir uma sala de aula onde o aprendizado realmente acontece.

 

Ao concluir esta pós-graduação, você não estará apenas habilitado a lecionar; você estará preparado para liderar a transformação na educação. Imagine-se como um profissional disputado pelo mercado, capaz de atuar com maestria em diversas frentes – da sala de aula tradicional a projetos educacionais inovadores. Este não é apenas um curso; é um investimento estratégico no seu capital intelectual e um acelerador para sua carreira. Abrace a oportunidade de se tornar o educador de referência que você nasceu para ser e construa um legado de impacto. O seu futuro na educação começa agora.

 

Para quem é este curso

 

Você é bacharel ou tecnólogo, apaixonado pela sua área de formação, e sente o chamado para compartilhar seu conhecimento em sala de aula? Percebe que domina o conteúdo, mas busca as ferramentas, a didática e a segurança para transformar esse saber em um ensino realmente eficaz e inspirador? Se você deseja lecionar, mas não possui uma licenciatura, este curso é a ponte que conecta sua expertise à prática docente.

 

Esta pós-graduação foi desenhada para o profissional que busca a habilitação legal e as competências pedagógicas essenciais para uma transição de carreira sólida para a docência. É ideal para quem já atua em contextos de ensino e precisa da titulação para lecionar no ensino fundamental, médio e técnico, ou para quem almeja novas oportunidades no setor da educação. Aqui você encontrará o caminho para se tornar um professor qualificado, confiante e capaz de impactar positivamente a jornada de aprendizagem dos seus alunos.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Psicologia da Educação | 40h

Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.

Didática | 40h

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

Avaliação da Aprendizagem | 40h

Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.

Currículos e Projetos Pedagógicos | 40h

Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.

Planejamento e Trabalho Pedagógico | 40h

A disciplina "Planejamento e Trabalho Pedagógico" explora os principais conceitos, métodos e técnicas essenciais para o planejamento e execução eficaz do trabalho pedagógico. Serão abordados temas como fundamentos do planejamento educacional, elaboração de planos de ensino, metodologias de ensino e aprendizagem, avaliação educacional, desenvolvimento de projetos pedagógicos, gestão da sala de aula e práticas inclusivas, bem como a integração de tecnologias no processo educativo.

Educação Inclusiva | 40h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Metodologias Ativas | 40h

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,

Educação e Tecnologias | 40h

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 383,04