Pós-Graduação

Pós-Graduação em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação

Educação

Sobre a Pós-graduação em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação

 

O curso de Pós-graduação em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação é uma especialização voltada para profissionais da área da educação que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades em gestão e liderança escolar. O objetivo principal desse curso é capacitar os participantes a desempenhar funções de coordenação, supervisão, orientação e administração em instituições de ensino. Durante o curso, os estudantes irão adquirir competências relacionadas à gestão de pessoas, recursos e processos educacionais, além de desenvolver habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas. O currículo abrange uma ampla variedade de temas, como planejamento estratégico, gestão financeira, legislação educacional, políticas públicas, avaliação institucional, currículo e práticas pedagógicas. Os participantes também terão a oportunidade de explorar questões relacionadas à supervisão pedagógica, que envolve o acompanhamento e orientação dos professores no desenvolvimento de suas práticas de ensino. A supervisão tem como objetivo garantir a qualidade do processo educacional, promovendo a reflexão sobre as práticas docentes e buscando estratégias de melhoria contínua.

 

Além disso, o curso também aborda a orientação educacional, que consiste em apoiar os estudantes em suas escolhas acadêmicas e pessoais, auxiliando-os na definição de metas, resolução de problemas e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Ao concluir a pós-graduação em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação, os profissionais estarão preparados para atuar em cargos de gestão em escolas de diferentes níveis, como diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores educacionais e orientadores educacionais. Eles terão adquirido conhecimentos e ferramentas necessárias para promover a melhoria da qualidade educacional, implementar políticas e projetos educacionais, e lidar com os desafios da gestão escolar de forma eficiente e eficaz.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Práticas e Métodos de Gestão Escolar

Administração dos processos educacionais das diversas modalidades de educação brasileira, políticas públicas e sistemas de ensino e da gestão escolar incorporados aos sistemas produtivos de qualidade.

 

2. Práticas de Coordenação Pedagógica

Identidade e Saberes. Movimento de Construção Coletiva. O Paradigma da Complexidade. Função Social da Escola. Organização do Trabalho Pedagógico. Formação Continuada do Professor. As Múltiplas Implicações da Prática do Coordenador Pedagógico. Planejamento.

 

3.Práticas Pedagógicas de Administração Escolar

É uma organização social constituída pela sociedade para cultivar e transmitir valores sociais elevados e contribuir para a formação dos seus alunos .A qualidade do ambiente escolar como um todo determina a qualidade do processo pedagógico da sala de aula e esta é determinada por uma série de cuidados, dentro os quais, como destaca a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

4. Práticas Pedagógicas de Supervisão Escolar

Práticas históricas da Supervisão Escolar. Fundamentos e princípios da Supervisão Escolar. Supervisão Escolar e educação popular. O trabalho coletivo nas organizações educativas formais e não formais. Supervisão Escolar como trabalhador/a da educação. O papel da escola na vida e a sua função social.

 

5.Práticas Pedagógicas de Orientação Educacional

Práticas históricas da Orientação Educacional no Brasil. Fundamentos e princípios da Orientação Educacional. Trabalho como princípio educativo e suas expressões na Orientação Educacional, Profissional e Vocacional. Abordagem de Orientação Educacional centrada no Projeto Político Pedagógico e no currículo. Orientação Educacional e educação popular. O trabalho coletivo nas organizações educativas formais e não formais. Orientador/a Educacional como trabalhador/a da educação: exercício profissional e representatividade

 

6. Práticas Pedagógicas de Inspeção Escolar

As competências do formador. Aprende-se de forma ativa. Aprende‐se resolvendo problemas. Aprende-se através da reflexão e do confronto de ideias e perspectivas. Aprendemos se estamos motivados. Definir os resultados de aprendizagem. Selecionar os conteúdos. Selecionar métodos de aprendizagem. Selecionar os recursos didáticos. As apresentações de slides (power point) como recurso didático. Definir a estratégia de avaliação da aprendizagem. Como desenhar uma agenda formativa

 

7. Planejamento e Avaliação Educacional

Definição de Planejamento. Planejar o processo educativo. Planejamento Educacional. O Planejamento - nível de Escola. Os Professores e o Planejamento. O Planejamento para o Aluno e para o Professor. Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino. Fases para o Planejamento Curricular. O Plano de Disciplina. Sondagem: Alunos, Professores, Escola e Comunidade. Níveis dos objetivos de ensino.

 

8. Docência no Ensino Superior

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia do Trabalho Científico

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

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Pós-Graduação em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação

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TCC opcional*

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Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

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