Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Gestão Escolar
Educação (EaD)

Carga Horária
380 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso Pós-graduação em Gestão Escolar
Em um cenário educacional em constante evolução, a gestão escolar transcende a simples administração. Ela é o pilar que sustenta a inovação pedagógica, a excelência acadêmica e a formação de cidadãos preparados para o futuro. A Pós-graduação em Gestão Escolar foi desenhada para transformar educadores em líderes visionários. Aqui, você não apenas estuda teorias; você desenvolve competências para liderar equipes de alta performance e implementar projetos que geram resultados concretos e positivos no ambiente de ensino.
Ao concluir esta pós-graduação, você não receberá apenas um certificado. Você estará apto a assumir posições de liderança estratégica, como coordenação, direção ou supervisão, com a segurança de quem domina as mais modernas práticas de gestão educacional. Este curso é mais do que um investimento em sua educação; é um passo decisivo para o avanço da sua carreira e para a valorização do seu passe profissional no mercado. Prepare-se para ser o agente de transformação que a educação brasileira precisa. Dê o próximo passo em sua jornada e torne-se o líder que toda instituição de ensino deseja ter.
Para quem é este curso
Este curso é para você, profissional da educação que já atua ou sonha em atuar em cargos de liderança, como diretor(a), vice-diretor(a), coordenador(a) pedagógico(a) ou supervisor(a) de ensino. Se você sente a necessidade de ir além da prática diária e busca ferramentas para gerir equipes, otimizar recursos e implementar projetos pedagógicos inovadores com segurança e impacto, esta pós-graduação foi desenhada para transformar seus desafios em resultados concretos.
É também a especialização ideal para professores e pedagogos que desejam dar o próximo passo na carreira, preparando-se para uma transição segura e bem-sucedida da sala de aula para a gestão. Além disso, atende a profissionais graduados de outras áreas que buscam empreender no setor educacional ou aplicar suas competências de gestão em um novo campo, compreendendo as particularidades e o dinamismo que a liderança de uma escola exige.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Gestão Educacional | 60h
A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.
Liderança e Gestão de Equipes | 40h
A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.
Práticas de Secretaria Escolar | 40h
Rotinas da secretaria escolar. Atribuições do secretário escolar. Perfil do secretário escolar. Vida legal dos estabelecimentos de ensino. Documentação geral. Noções sobre preenchimento de documentação. Noções sobre legislação escolar.
Gestão da Sala de Aula | 40h
Gestão de Sala de Aula: fundamentos, importância e objetivos. Teorias pedagógicas e gestão. Perfis de alunos e necessidades diversas. Ambiente físico da sala de aula. Estratégias Proativas e Preventivas. Estabelecimento de regras e rotinas. Técnicas de engajamento dos alunos. Comunicação eficaz e feedback positivo. Uso de tecnologia como ferramenta de gestão. Gestão de Comportamentos e Conflitos. Identificação de comportamentos disruptivos. Técnicas de intervenção e modulação comportamental. Mediação de conflitos entre alunos. Promoção de uma cultura de respeito e empatia. Avaliação e Melhoria contínua. Ferramentas de autoavaliação para professores. Feedback dos alunos sobre a gestão da sala de aula. Planejamento e ajuste de estratégias. Desenvolvimento profissional contínuo.
Organização e Legislação em Educação | 40h
Ementa não disponível.
Políticas Públicas e Legislação Educacional | 40h
A disciplina abordará temas centrais relacionados às políticas públicas e à legislação educacional. Serão explorados conceitos fundamentais de políticas públicas no contexto da educação, estruturas legais que regem os sistemas educacionais, o papel das políticas educacionais no desenvolvimento social e a análise crítica de políticas educacionais implementadas. Técnicas para a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais, juntamente com a legislação educacional vigente em diferentes contextos.
Avaliação da Educação Brasileira | 40h
Aspectos teórico-práticos, político-institucionais e pedagógicos de medida, avaliação e monitoramento da Educação Básica no contexto dos sistemas de ensino e das unidades escolares. A avaliação da Educação no Brasil: histórico, concepções e políticas para a Educação Básica e Superior. A centralidade dos resultados dos exames nacionais na condução das políticas públicas educacionais e as suas repercussões no interior das instituições educativas. Interfaces entre Avaliação, currículo, trabalho docente e gestão escolar.
Currículos e Projetos Pedagógicos | 40h
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Gestão Escolar
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 383,04
