Pós-Graduação

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Gestão

Sobre a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

A Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios tem como objetivo oferecer uma visão das oportunidades e técnicas de gestão para melhores resultados para a empresa e para os negócios, numa perspectiva empreendedora. O curso visa desenvolver competências para entender e avaliar as contribuições de cada área (marketing, recursos humanos, finanças e serviços terceirizados) na gestão estratégica dos negócios e aumentar a competência e habilidade dos gestores de dialogar com colegas e gestores de todas as áreas do negócio.

 

Ser um profissional competente nessa área implica em assumir posições estratégicas na administração da empresa e estar apto para o processo de tomada de decisões e ter inciativa diante do Mercado competitivo e gerir ambientes de mudança.

 

Para ingressar no curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Estratégia Empresarial

Aplicação da gestão estratégia nas organizações, sua importância para a sustentabilidade a longo prazo e seus efeitos. Processo decisório e aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. Conceito de ambientes externo e interno: ameaças, oportunidades, forças e fraquezas. Estratégia alinhada ao negócio da companhia: posicionamento das empresas em relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Modelos de estratégias aplicados nas empresas: razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. Conceito da governança corporativa..

 

2. Finanças Corporativas

O papel da administração financeira na gestão das instituições. Estrutura do mercado financeiro. Introdução às demonstrações financeiras (obrigatórias e projetadas) e sua importância na gestão de empresas. Fontes e efeitos do financiamento. Planejamento financeiro: investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Técnicas para entender a variação do valor do dinheiro (valor futuro e valor presente). Globalização tecnológica, financeira, produtiva e comercial; Fundamentos do comércio internacional, taxa de câmbio e políticas externas.

 

3. Gestão de Pessoas

Comportamento e desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback na gestão de pessoas. Conceito e mapeamento de competência, de acordo com o perfil organizacional, e avaliações periódicas. Conexão entre a gestão de pessoas, o coach, a formação de equipes de trabalhos e líderes e fatores de competitividade organizacional. Contribuição estratégica do direcionamento de carreiras na organização: coach, mentoring e gestão estratégica de pessoas e cargo. Tipos e classificações de processos organizacionais. Mudanças tecnológicas organizacionais: downsinzing, qualidade total, reengenharia, teletrabalho (Home office).

 

4. Gestão de Marketing

Principais conceitos de marketing: marketing holístico, composto mercadológico, produtos, serviços e experiências. Aplicação e ferramentas de marketing. Mix de Marketing (4Ps) e pesquisa de mercado. Segmentação de Mercado e demográfica: pesquisa geográfica e psicográfica e o consumidor comportamental. A conceituação e o ferramental para o posicionamento de produtos e marcas e a aplicação desses conhecimentos em práticas profissionais. Propaganda, publicidade e merchandising. Estrutura do plano de marketing: introdução; análise macroambiental; análise microambiental; análise interna; análise SWOT; objetivos e metas de marketing; estratégias do composto mercadológico; planos de ação; orçamento, cronograma, avaliação e controle (ou projeção de vendas e lucros).

 

5 .Empreendedorismo e Novos Negócios

O potencial de uma ideia transformada em oportunidade. Empreendedorismo de oportunidade versus empreendedorismo de necessidade. Viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios, físicos e virtuais. Plano de Negócios: uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Comportamento empreendedor: as competências de um empreendedor, os estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor: aspectos que potencializam ou limitam sua função. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.

 

6. O Planejamento e Gestão de Projetos

Gerenciamento de projetos: características comuns, ciclo de vida de um projeto e principais fatores de atenção para seu sucesso. Avalição e variáveis que interferem no êxito do projeto. Ferramentas de gestão de projetos: PMBOK, WBS, Rede Pert/Com, Mind Map. Fatores que influenciam o desenvolvimento de projetos (recursos, informações, pessoas, organização, processo, política, estratégia e gestão), e estratégias para redução de impactos.

 

7. Gestão Estratégica de Custos

Caracterização e critérios de classificação de todos os custos que compõem a elaboração do produto, mercadoria ou serviço, com base em exemplos práticos que facilitarão o seu entendimento. Diferenças entre custos, despesas e investimentos e a avaliação e a aplicação destes gastos em tipos distintos de organização. Conceitos básicos sobre gestão de custos: diretos e indiretos, fixos, variáveis e invariáveis. Sistemas e princípios de custeio: variável, absorção integral e absorção ideal. Aspectos conceituais e históricos da contabilidade de custos. Conceito de custo bruto (preço de aquisição), custo líquido, custo médio, preço de venda, margem, margem de contribuição e despesas operacionais.

 

8. Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados

Objetivos da estratégia logística e formas de desenvolver estratégias de sucesso. Implicações logísticas e fatores externos que afetam a logística. Logística reversa e logística integrada. Administração de materiais e gestão de armazenagem. Desafios e obstáculos da implantação da gestão da cadeia de suprimentos: infraestrutura, escassez de pessoas, baixo entendimento para implantação, sistemas tecnológicos e legislação. Gestão de estoques: objetivos, políticas de estoque, funções e classificação de estoques. Demanda dependente e demanda independente. Indicadores de desempenho e acurácia de estoque. Logística, custo e finanças: gestão de custos de armazenagem, processamento de encomendas, transporte entre outros. Movimentação de capital dentro da empresa; cálculo e classificação de custos, despesas e investimentos por meio de um controle financeiro. Supply Chain: fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidoras, varejistas e os consumidores.

 

9. Gestão Estratégica da Produção

Importância estratégica dos sistemas de administração da produção. Tipos de sistemas produtivos e correta utilização na gestão da produção. Diferenças entre as atividades de planejamento e controle da produção e sua importância estratégica nas organizações. Lógica do PCP: operacionalidade nas organizações e principais características. Conceitos relacionados à previsão de estoques. Armazenagem de materiais e sua aplicabilidade na gestão de estoque.

 

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Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

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Conclusão mínima de 4 meses

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