Pós-Graduação

Pós-graduação em Língua Portuguesa - Redação e Oratória

Educação

Sobre a Pós-graduação Língua Portuguesa - Redação e Oratória

 

A língua portuguesa é mais do que um meio de comunicação e expressão. Ela representa uma importante ferramenta de trabalho para a construção das relações interpessoais no mundo do trabalho e na docência. Saber utilizá-la de forma adequada faz toda a diferença para o sucesso profissional da carreira docente. Fazer uma pós-graduação em Língua Portuguesa - Redação e Oratória é uma atitude inteligente, pois representa um grande diferencial competitivo para profissionais de educação que precisam se comunicar melhor, ampliando suas chances de colocação nesta área.

 

O curso de especialização lato-sensu em Língua Portuguesa - Redação e Oratória vai preparar você para assumir importantes posições no mercado de trabalho da área de educação, adquirindo conhecimento prático e contextualizado da língua portuguesa falada e escrita. O curso aborda conteúdos como fonética, fonologia, semântica e oratória da língua portuguesa, além de conceitos de linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa e oficina de textos.

 

O curso é destinado a professores, graduados em Letras e áreas correlatas, como Pedagogia e demais Licenciaturas, bem como aos diretores, supervisores, coordenadores e demais profissionais que atuam ativamente na educação, em instituições escolares públicas e privadas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à EAD | 40H

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

 

2. Pensamento científico | 40H

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

 

3. Fonética e fonologia do português | 40H

Fonética e Fonologia: diferenças. Classificação dos fonemas da língua: vogal, consoante, semivogal. Estudo do sistema fonológico do português: segmentos, suprassegmentos, processos e sílabas. Os alofones, variação, neutralização e arquifonema. A relação entre os estudos da fonética e da fonologia e o ensino da língua.

 

4. Sintaxe do português | 40H

Sintaxe. A ordem dos elementos. Frase, oração e período: classificação. O sintagma: composição, subordinação e coordenação de oração. Estudo diacrônico da língua portuguesa. Formação do léxico português. Evolução fonética, morfológica e sintática.

 

5. Semântica do português | 40H

Estudo da semântica na Língua Portuguesa à luz das principais correntes, das teorias e no seu uso pragmático. Análise do objeto de estudo da semântica nas tendências atuais, nos métodos e nas situações concretas. Exames de fenômenos semânticos nas abordagens formalistas, referenciais e cognitivas e nos processos de formação do leitor.

 

6. Linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa | 60H

Teorias de Linguística Aplicada que subsidiam o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, na formação dos profissionais de Letras.

 

7. Análise do discurso | 40H

O percurso da Análise do Discurso: da Linguística Imanente à Linguística do Discurso. A Teoria da Enunciação, o jogo entre o EU e o OUTRO. Sujeito do discurso, segundo Beneviste, Bakhtin, Foucault, Pêcheux. Ideologia – de Napoleão à Pêcheux. O interdiscurso, o intradiscurso, a memória discursiva. O dito e o não-dito, as formas do silêncio. As relações entre discursos.

 

8. Oratória | 60H

Teorias comunicacionais. Canais de comunicação. Tipos de argumentos. Argumentos escritos e orais. Argumentos falaciosos e apelativos. Inteligências múltiplas. Expressões corporais. Tom da voz. Repetição estratégica. Oratório no dia a dia. Oratória no ambiente profissional. Oratória no ambiente virtual. Recursos linguísticos. Elementos coesivos, enfáticos e retóricos. Comunicação verbal e não-verbal. Técnicas da linguagem. Técnicas da boa escuta. Recursos gráficos. Palestras: montagem e planejamento.

 

9. Oficina de textos em português | 60H

Natureza e Funções da Comunicação. Etapas da Produção do Texto Escrito. Conceitos de Gênero e Tipos de Texto. Textos Formais e Semiformais. O Gênero Acadêmico. Produção de Resumos e Resenhas. Produção de Textos Expositivos e Argumentativos.

 

 

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Conclusão mínima de 4 meses

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