Pós-Graduação

Pós-Graduação em Medicina de Emergência

Saúde

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Medicina de Emergência é um programa abrangente e atualizado, projetado para aprimorar as habilidades e conhecimentos de médicos que atuam em unidades de emergência, pronto-socorro, unidades de pronto atendimento e serviços pré-hospitalares. O curso aborda uma ampla gama de tópicos essenciais, desde protocolos de atendimento e procedimentos em emergência até o manejo de diversas emergências clínicas, causas externas, miscelânea e metodologia científica. Com um corpo docente altamente qualificado e experiente, o programa oferece uma abordagem prática e objetiva para o aprendizado, com foco nas demandas mais relevantes da área de emergência. O objetivo principal é capacitar os profissionais a fornecerem cuidados de alta qualidade aos pacientes em situações críticas, promovendo a segurança e o bem-estar dos pacientes.

 

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Deborah Francez Maccari

 

1. Protocolos de Atendimento

Reconhecimento do paciente com sinais potenciais de gravidade; Atendimento de forma rápida e sistematizada do paciente crítico; Identificação de sinais de gravidade no exame físico possibilitando um diagnóstico sindrômico e tratamento inicial. Definição, conceitos e sistematização do atendimento ao paciente traumatizado. Identificação rápida e manejo imediato e sistematizado do paciente em Parada Cardiorrespiratória. Identificação de gravidade e rápido atendimento às emergências pediátricas e neonatais. Diluições, doses, indicações e contraindicações das principais drogas utilizadas na emergência, como drogas vasoativas; Indicações, farmacocinética e definições sobre sedação e analgesia contínua e para procedimentos na emergência.

 

2. Procedimentos em Emergência

Manejo de dispositivos de oferta de oxigênio; Reconhecimento e manejo de parada respiratória; Manejo de via aérea na emergência; Dispositivos de via aérea; Intubação orotraqueal; Via aérea cirúrgica. Princípios e instalação de ventilação não invasiva; Conceitos básicos para ventilação mecânica; Programações de ventilação mecânica na emergência. Técnica de punção de acesso venoso central; Técnica punção de pressão arterial invasiva; Técnica de toracocentese de alívio; Técnica e indicações de drenagem de tórax na emergência. Uso de USG na emergência; Protocolos de POCUS.

 

3. Manejo e Conceitos básicos na Emergência

Reconhecimento do paciente com sinais de choque; Classificação e tratamento do choque; Monitorização e manejo hemodinâmico; Indicação de reposição volêmica no paciente crítico. Definição e conceito de hemotransfusão; Indicações de transfusão maciça; Hemoderivados e suas indicações; Reações adversas relacionadas a transfusões. Conceitos básicos de radiologia na emergência. Principais particularidades da comunicação no departamento de emergência.

 

4. Emergências Clínicas 1

Identificação e manejo inicial das principais emergências hipertensivas. Identificação e diagnóstico precoce de síndromes coronarianas agudas; Diferenciação de infarto agudo do miocárdio com e sem supra do segmento ST e angina instável; Tratamento imediato na síndrome coronariana aguda; Indicações de fibrinólise e/ou angioplastia no infarto. Reconhecimento das principais taquiarritmias do departamento de emergência; Indicação de tratamento imediato para taquiarritmias; Definições, indicações e preparo para cardioversão elétrica sincronizada e desfibrilação. Identificação das principais bradiarritmias no departamento de emergência; Indicação de tratamento medicamentoso e de marcapasso transcutâneo; Aplicação e configuração do marcapasso transcutâneo. Identificação e classificação da insuficiência cardíaca descompensada; Tratamento direcionado conforme a classificação da descompensação. Definição e classificação do edema agudo de pulmonar; Manejo e tratamento específico do paciente com edema pulmonar. Identificação dos sinais sugestivos de dissecção de aorta; Manejo inicial e controle de danos do paciente com dissecção de aorta.

 

5. Emergências Clínicas 2

Reconhecimento do paciente com sinais de insuficiência respiratória; Classificação da insuficiência respiratória; Suspeição, diagnóstico e tratamento do tromboembolismo pulmonar; Identificação do paciente com broncoespasmo, descompensação da doença pulmonar obstrutiva crônica e crise asmática; Tratamento para cessar a crise de broncoespasmo. Reconhecimento rápido e diagnóstico do paciente com sepse; Manejo precoce da sepse; Antibioticoterapia no departamento de emergência. Identificação e tratamento de cetoacidose diabética e outras emergências endocrinológicas. Identificação e tratamento na emergência de insuficiência renal aguda ou crônica agudizada, emergências dialíticas e distúrbios hidroeletrolíticos.

 

6. Emergências Clínicas 3

Reconhecimento do paciente com sinais sugestivos de acidente vascular cerebral; Identificação e tratamento das principais afecções neurológicas vasculares. Manejo do paciente com convulsão no departamento de emergência; Identificação e tratamento do estado de mal epiléptico. Reconhecimento dos sinais sugestivos de meningoencefalites; Investigação diagnóstica e tratamento precoce de meningite. Identificação de suspeita de morte encefálica; Definição e conceitos do protocolo de morte encefálica; Definição de manutenção de potencial doador de órgãos. Identificação, classificação e manejo das hemorragias digestivas. Reconhecimento de sinais sugestivos de pancreatite grave, escores de gravidade e tratamento.

 

7. Causas Externas

Atendimento inicial do paciente politraumatizado. Trauma abdominal: classificação e manejo. Identificação precoce do paciente com trauma de tórax; Reconhecimento das diferentes lesões do trauma torácico; Manejo imediato e definitivo do trauma de tórax. Identificação de sinais precoce de trauma crânio encefálico; Diagnóstico das principais lesões traumáticas cranioencefálicas; Identificação de sinais precoces e tratamento de hipertensão intracraniana; Reconhecimento do trauma raquimedular; Medidas para diminuir complicações relacionadas ao TRM. Manejo de crianças, idosos e gestantes vítimas de trauma. Avaliação inicial do paciente grande queimado; Reconhecimento precoce de sinais sugestivos de queimadura de via aérea; Manejo do paciente grande queimado. Classificação e manejo de pacientes vítimas de afogamento.

 

8. Miscelânia

Conceitos do atendimento pré-hospitalar. Indicações, contraindicações e particularidades do transporte aeromédico; resgate aeromédico. Reconhecimento das principais síndromes de intoxicações exógenas; Indicações de antídotos específicos, lavagem gástrica e uso de carvão ativado. Identificação do acidente com animais peçonhentos e indicação de tratamento específico. Definição, identificação precoce e tratamento do paciente com anafilaxia. Reconhecimento, classificação e tratamento das principais emergências pediátricas; Doses de medicamentos nas emergências pediátricas. Reconhecimento, diagnóstico e tratamento das principais emergências na gestação. Definição e conceitos de cuidados paliativos na emergência; Contextualização de limitação terapêutica e cuidados proporcionais na emergência.

 

9. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Medicina de Emergência

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 12 meses