Pós-Graduação
Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Física
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física
O ensino de Física é essencial para proporcionar aos alunos uma compreensão dos princípios fundamentais do universo físico, incluindo a física moderna e contemporânea, astronomia, termodinâmica e eletromagnetismo. Além disso, promove a alfabetização científica, estimulando a análise crítica dos fenômenos naturais e das leis que os regem. A Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Física foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino de profissionais educadores. Considerando uma formação ampla e multidisciplinar, e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, este curso oferece ao profissional a oportunidade de ampliar suas técnicas de ensino e seus conhecimentos acerca da docência em Física, contribuindo, assim, para o melhor aprendizado dos alunos.
O curso de pós-graduação é destinado a profissionais com formação em Matemática, Física, Engenharias, áreas da Ciências Exatas. É oportunizado e estendido para profissionais que desejam atuar na área educacional e possuem formações que o habilitem.
O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar no curso você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Tópicos de Física | 60H
A disciplina de Tópicos de Física aborda a construção da estrutura conceitual da física clássica, desde a etapa inicial até a síntese newtoniana da Revolução Científica. Além disso, explora a evolução dos conceitos físicos durante o século XIX, incluindo luz, eletricidade, magnetismo e o surgimento da relatividade especial, bem como termodinâmica, energia, entropia e o advento da física quântica.
2. Fundamentos de Física Moderna e Contemporânea | 40H
Estudo de fenômenos físicos básicos relacionados à Física moderna, conciliando teoria e atividades experimentais. As relações matemáticas que representam fenômenos físicos básicos de cinemática, dinâmica, eletricidade e magnetismo serão explicadas e aplicadas a situações problema e a atividades práticas.
3. Fundamentos de Astronomia | 60H
A disciplina de Fundamentos de Astronomia aborda a história da astronomia desde suas origens até os desenvolvimentos mais recentes, incluindo o estudo do novo sistema solar, o paradoxo da relatividade e a origem das galáxias. Também explora técnicas de observação astronômica, como o parsec, e métodos para identificar e compreender o céu, além de discutir o papel da ciência e dos cientistas na investigação astronômica e a importância da percepção e contagem do tempo na astronomia.
4. História do Conhecimento Físico e Contextualização na Prática Docente | 40H
Esta disciplina compreende a evolução da física ao longo da história, desde suas origens até as especializações contemporâneas, com ênfase na era quântica e na física aplicada. Explora a cronologia geral dos principais marcos científicos, contextualizando o conhecimento físico e fornecendo subsídios para a prática docente, visando enriquecer o ensino da física com uma compreensão histórica e contextualizada.
5. Metodologia do Ensino de Física | 40H
São contemplados na disciplina de Metodologia do Ensino de Física os fundamentos filosóficos do empirismo, indutivismo e falsificacionismo, além dos ideais de ensino e os momentos pedagógicos. Explora abordagens histórico-filosóficas para o ensino de física e analisa a literatura didática e as novas tendências didáticas, integrando atividades experimentais e modelização. Aborda-se ainda o planejamento e avaliação indissociáveis, perspectivas para o ensino conforme as diretrizes curriculares nacionais, e a integração das tecnologias e do enfoque CTS na educação científica.
6. Tendências no ensino de Física - Formação continuada do professor | 60H
Apropriar-se de instrumentos teórico-metodológicos que possibilitem um olhar crítico-reflexivo para as concepções e práticas vigentes de formação de professores e formação de formadores de professores, bem como das abordagens teórico-metodológicas que têm fundamentado as pesquisas desenvolvidas sob essa temática; tendo em vista a formação de uma prática transformadora no campo da formação de professores e da investigação científica na área.
7. Recursos didáticos do ensino de Física | 40H
A disciplina de Recursos Didáticos do Ensino de Física aborda aspectos fundamentais para a preparação do ensino-aprendizagem, incluindo a análise da prática letiva e a identificação de métodos e recursos disponíveis para o ensino da Física. Destaca-se a investigação das dificuldades na aprendizagem dessa disciplina, a compreensão dos modelos conceptuais e sua aplicação na aprendizagem da mecânica, além da avaliação do ensino e da aprendizagem conforme preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.
Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Física
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC