Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática
Educação (EaD)

Carga Horária
380 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática
Ensinar matemática vai muito além de transmitir fórmulas; é a arte de despertar o raciocínio lógico, a criatividade e a confiança nos alunos. Em um mundo que exige soluções inovadoras, o educador precisa de ferramentas que transformem a sala de aula em um ambiente de descoberta e engajamento. A Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática foi desenhada exatamente para isso. Aqui, você não apenas aprofundará seus conhecimentos, mas dominará estratégias didáticas de vanguarda para tornar o aprendizado significativo e se tornar uma verdadeira referência na sua área de atuação.
Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um certificado. Você estará apto a liderar projetos pedagógicos inovadores, assumir posições de destaque e ser reconhecido como um especialista que realmente faz a diferença na formação de novos cidadãos. Este curso é o investimento estratégico que impulsionará sua carreira, abrindo portas para novas oportunidades e um maior reconhecimento profissional e financeiro. Assuma o protagonismo da sua trajetória profissional e prepare-se para transformar não apenas o futuro dos seus alunos, mas também o seu.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para você, professor de Matemática ou pedagogo que atua na Educação Básica e sente o desafio diário de engajar seus alunos. Se você busca ir além do ensino tradicional, deseja transformar a percepção de que a matemática é difícil e quer dominar estratégias para tornar suas aulas mais dinâmicas, lúdicas e conectadas à realidade, esta especialização é o seu próximo passo. É ideal para licenciados em Matemática, Pedagogia e áreas correlatas que procuram uma atualização profunda para se destacarem no mercado, aplicando metodologias ativas e tecnologias que realmente funcionam em sala de aula.
A pós-graduação também se destina a coordenadores pedagógicos que querem inspirar e capacitar suas equipes com o que há de mais moderno no ensino da disciplina, e a profissionais graduados em áreas de exatas que estão em transição de carreira para a docência. Se você acredita que pode ser o agente de transformação que desperta o fascínio pela matemática e deseja adquirir a segurança e o repertório técnico para fazer isso acontecer, você encontrou o seu lugar.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
História da Matemática | 40h
Gênese da matemática. A matemática no antigo Egito e na Mesopotâmia. Jônia banhada pelo mar Egeu e os pitagóricos. Euclides na cidade portuária do mediterrâneo Alexandria. Arquimedes na cidade de Siracusa na Itália. Trigonometria e a obtenção de valores de grandeza na Grécia. Matemáticas: Chinesa e Indiana. A matemática europeia na idade média. A matemática no período da renascença. Pierre de Fermat. Isaac Newton e Leibnitz. Johann Bernoulli e Euler. Estudiosos da matemática na Revolução Francesa. O tempo de Karl Friedrich Gauss e o francês Cauchy. A época heroica da geometria. Aritmetização da investigação.
Didática | 40h
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
Psicologia da Educação | 40h
Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.
Neuroeducação e Tecnologias Educacionais | 40h
Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.
Modelagem Matemática | 40h
Introdução à Álgebra: Monômios e Polinômios. Equação do primeiro e segundo grau. Leitura e Interpretação de Gráficos. Função do primeiro e segundo grau. Elaboração e interpretação de gráficos lineares. Elaboração e interpretação de gráficos quadráticos. Introdução à Álgebra Vetorial. Matrizes e Determinantes. Razão, Proporção e Regra de Três. Sistemas de numeração. Álgebra Booleana. Princípio Fundamental da Contagem e Análise Combinatória.
Lógica Matemática | 40h
Noções de lógica matemática. Definição das proposições e seus tipos. Estudo das operações lógicas, dos conectivos. Tabela-verdade. Tautologias. Contradições. Contingências. Implicação. Equivalência. Álgebra das proposições. Redução dos números conectivos. Formas normais. Princípio da dualidade. Definição dos argumentos válidos. Regras de inferência. Técnicas de validação. Definição de sentenças abertas e operações lógicas. Quantificadores e quantificação de sentenças abertas.
Metodologia do Ensino de Matemática | 60h
A construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico: aspectos epistemológicos, históricos e tendências atuais de ensino. Objetivos do ensino da Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Os conteúdos curriculares da Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: ênfase na discussão de conceitos básicos e na abordagem metodológica concernentes a números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Estudo e análise das relações: matemática e raciocínio, matemática e comunicação, matemática e suas conexões com o cotidiano e outras áreas do conhecimento.
Educação de Jovens e Adultos | 40h
Pensamento político pedagógico ao longo da história. Prática docente na EJA. Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA. Letramento digital na EJA. Métodos de ensino na EJA. PROEJA. Programa EJATEC.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática
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Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
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Investimento
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