Pós-Graduação
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional
Educação
Carga Horária
380 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional
A Pós-graduação Neuropsicopedagogia Institucional tem como objetivo estudar características da aprendizagem humana, além de promover à identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
A Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional tem o objetivo a capacitação profissional para a atuação com indivíduos que apresentem diagnóstico de transtornos e dificuldades de aprendizagem na realização de avaliação, intervenção, acompanhamento, orientação de estratégias de aprendizagem em diferentes contextos, no preparo e na orientação para o diálogo permanente com a família, a escola e outros profissionais envolvidos no atendimento, ampliando assim a qualidade dos processos educacionais.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Fundamentos da Psicopedagogia | 40h
A psicopedagogia como área de estudo e seus pressupostos teóricos e técnicos. A instituição educacional e as possibilidades de intervenção no processo de aprendizagem de seus agentes. Propostas práticas de atuação da psicopedagogia no contexto da instituição educacional; a Teoria Geral dos Sistemas; subsídios para o desenvolvimento da formação do educador; relação do educado com o educando; relação da família com a escola.
2. Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia | 40h
A psicopedagogia como área de estudo e seus pressupostos teóricos e técnicos. A instituição educacional e as possibilidades de intervenção no processo de aprendizagem de seus agentes. Propostas práticas de atuação da psicopedagogia no contexto da instituição educacional; a Teoria Geral dos Sistemas; subsídios para o desenvolvimento da formação do educador; relação do educado com o educando; relação da família com a escola.
3. A Neuropsicopedagogia e o Processo de Aprendizagem | 40h
Conhecimento da neuropsicopedagogia aplicado à compreensão da aprendizagem e seus transtornos associados. Conceito e história da neuropsicopedagogia. Desenvolvimento da neuropsicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo e áreas de atuação da neuropsicopedagogia. Ética e postura profissional. Diferentes autores e abordagens teóricas. Compreensão do processo cognitivo do homem desde os anos inicias, e principalmente as implicações na aprendizagem.
4. Psicologia do Desenvolvimento | 40h
Contexto histórico do surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Correntes teóricas mais importantes, principais estudiosos e suas contribuições para esse campo do conhecimento. Fases do desenvolvimento humano, abrangendo os aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Pressupostos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações no processo pedagógico. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana.
5. Novos caminhos para profissionais de educação | 60h
Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
6. Didática do ensino superior | 40h
O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.
7. Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades - TGD | 40h
A disciplina tratará sobre a visão social e as novas possibilidades e olhares para o Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação; as características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD; definição e encaminhamentos em relação ao Autismo, à Síndrome de Rett e à Síndrome de Asperger; possíveis estratégias e recursos a serem oferecidos para os alunos com condutas típicas; definição e conceituação das Altas Habilidades e Superdotação; o papel da equipe pedagógica e a relação da escola com a presença e formação para os pais/responsáveis para a questão da inclusão; quais são as ?costuras? relevantes para que os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação consigam participar do meio em que vivem de maneira consciente para todos.
8. Teorias da Aprendizagem | 40h
Principais teorias e teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Teorias inatistas, ambientalistas, interacionistas e sociointeracionistas. Práticas pedagógicas liberais. Pedagogia da Escola Nova. Práticas progressistas. A epistemologia genética e a contribuição de Piaget para a pedagogia. Teoria sócio-histórico-cultural da aprendizagem. A importância das ideias de Vygotsky. O afeto e a construção do conhecimento em Wallon. Contribuições de Emilia Ferreiro. Método montessoriano e materiais para o desenvolvimento. O método natural de Célestin Freinet. Método Paulo Freire. Contribuições de Madalena Freire. A aprendizagem em espiral de Bruner. Ausubel e a aprendizagem significativa. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Perrenoud e a teoria das competências. Importância das teorias de aprendizagem na formação dos professores.
9. Didática | 40h
Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 322,92
de R$ 1198,80 por R$ 358,80