Pós-Graduação

Pós-Graduação em Nutrição Infantil na Prática Clínica e Escolar - Método Nutrikids

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: ANDRÉA COSTI LINS

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Nutrição Infantil na Prática Clínica e Escolar - Método NUTRIKIDS tem como objetivo proporcionar aos nutricionistas o conhecimento teórico-prático essencial para atuação com bebês e crianças em consultório, abordando desde a avaliação nutricional até o manejo de diferentes necessidades e condições, como aleitamento materno, introdução alimentar, seletividade alimentar, TEA, TDAH, síndrome de Down, alergias alimentares, diabetes mellitus tipo 1 e gastronomia aplicada ao público infantil. O curso capacita o profissional a realizar consultas completas, elaborar planos alimentares individualizados, aplicar técnicas de educação nutricional e acompanhar o desenvolvimento infantil de forma integral, considerando os aspectos clínicos, nutricionais e comportamentais.

 

Com uma abordagem prática e atualizada, o curso explora as diversas facetas da nutrição infantil, incluindo o desenvolvimento de habilidades para o manejo do aleitamento materno, orientações sobre introdução alimentar, estratégias para lidar com a seletividade alimentar e o atendimento nutricional em casos específicos como TEA, TDAH e Síndrome de Down. Além disso, são abordados temas como a terapia nutricional em alergias alimentares e diabetes mellitus tipo 1, proporcionando uma visão abrangente sobre as necessidades específicas dessas crianças. O curso também dedica um módulo à gastronomia aplicada ao público infantil, auxiliando o profissional na elaboração de refeições nutritivas, saborosas e atraentes para os pequenos.

 

Com um corpo docente altamente qualificado e experiente na área, a Pós-Graduação em Nutrição Infantil na Prática Clínica e Escolar - Método NUTRIKIDS oferece ferramentas e conhecimentos para que o nutricionista se torne um profissional completo e preparado para os desafios da área. O curso aborda ainda as questões éticas do marketing para nutricionistas e apresenta estratégias eficazes para a captação de clientes e gestão de carreira, impulsionando o sucesso profissional dos alunos. Ao final da especialização, os nutricionistas estarão aptos a promover a saúde e o bem-estar de bebês e crianças de forma segura, ética e eficiente.

 

 

1. Avaliação nutricional do público infantil

Nesse módulo será ensinado como um nutricionista aplica a anamnese com seu paciente e como elaborar o questionário pré-consulta,assim como aprenderá a realizar o Exame físico, a Avaliação da Alimentação nutricionalmente falando, bem como a avaliação Antropométrica e Exames laboratoriais;

 

2. Manejo do aleitamento materno para atuação profissional

Neste módulo será abordado o Manejo do aleitamento materno, o qual primeiramente contará com aulas teóricas pertinentes ao assunto, como Fisiologia de Amamentação, Recomendações sobre amamentação, Benefícios do Aleitamento Materno, Cenário Epidemiológico da amamentação no Brasil e no mundo e Estratégias do governo para o fortalecimento do aleitamento materno. Logo após será aprimorado o conteúdo prático para a realização das consultorias de amamentação, abordando quais são as Posições e Pega Adequada para a amamentação, frequência ideal de oferta do peito ao bebê , principais Dificuldades na amamentação, qual é O ganho de peso ideal do bebê que mama no peito. Além disso, será mencionado quais as Contraindicações do Aleitamento Materno,como deve ser a Alimentação da Mãe que Amamenta e como proceder quando a mãe amamenta e Volta a trabalhar. Para a execução das consultorias de amamentação, será apresentado ao aluno conteúdos como extração do leite manual, como avaliar uma mamada, como estimular um bebê a mamar, tipos de mamilos e suas dificuldades.

 

3. Introdução alimentar - da teoria à prática de consultório

Neste módulo o aluno entenderá qual é a Importância de uma Introdução Alimentar Adequada, clareando então as principais orientações que damos de Introdução Alimentar aos cuidadores. Será abordado como escolher os alimentos, qual método de Introdução Alimentar escolher, como começar a Introdução Alimentar, como progredir nas refeições e como apresentar os alimentos aos 6 meses. Na parte prática será ensinado como realizar a consulta com bebês de 6 meses, 8 meses, 1 ano, 1 ano e 6 meses e 2 anos. Também será ensinado como avaliar um bebê na Curva da OMS, quais fórmulas infantis indicar para cada caso, como calcular a necessidade de mamadeira para cada bebê e como suplementar um bebê.

 

4. Bases para o atendimento clínico do público infanto-juvenil

Neste módulo o aluno aprenderá a estruturar a consulta de acordo com a idade da criança, como receber a criança pela primeira vez no consultório, como trabalhar os hábitos inadequados com a criança em consulta de forma lúdica, gerando os resultados esperados pelos pais e familiares. Assim como aprenderá a montar um plano alimentar Infantil e a parte teórica e prática de suplementação em crianças.

 

5. Seletividade alimentar e nutrição no espectro autista- uma visão multidisciplinar

Neste módulo será abordado a Introdução ao Mundo da Seletividade Alimentar, listando as principais causas da seletividade alimentar, qual é o Ambiente da Seletividade alimentar e o perfil da criança seletiva; Para a parte prática será ressaltado o passo a passo do pré-consulta da Criança Seletiva, como realizar aA primeira consulta com os pais e com a criança. O aluno entenderá os três pilares do atendimento com criança seletiva, o Pilar 1 - Plano Alimentar + Suplementação, o Pilar 2 - Terapia Alimentar e Encaminhamento a outros profissionais e Pilar 3 - Orientação aos Pais e cuidadores;

 

6. Módulo 6 comportamento alimentar na infância e adolescência

Neste módulo o aluno irá aprender sobre Formação do Comportamento Alimentar, os fatores fisiológicos, ambientais e sociais na formação do comportamento alimentar individual e coletivo e o Comportamento Alimentar da Família. Será abordado como os Pais/Cuidadores ajudam na formação do comportamento alimentar, quais são os Ambientes Familiares que permitem um comportamento alimentar saudável, como funciona o comportamento Alimentar na Infância, sendo a criança como iniciante no mundo alimentar, a relação do indivíduo com a alimentação e com o corpo, comportamento Alimentar do Adolescente, características fisiológicas e comportamentais da adolescência e Imagem Corporal.

 

7. A atuação da nutricionista na nutrição escolar

Neste módulo o aluno aprenderá as vantagens de trabalhar em escolas, o que fazer em uma escola como nutricionista, como vender serviços de nutrição para as instituições de ensino e como fazer uma proposta irresistível e precificar. Assim como lidar quando é contrato para ser responsável Técnica deste local, como realizar os cardápios escolares, como apresentar o novo cardápio aos pais e professores, Exemplos de atividades de Educação Alimentar e Nutricional. Também será abordado a parte da Avaliação Nutricional nas escolas, Treinamento do Manipulador de Alimentos e Manual de Boas Práticas ;

 

8. Estratégias de marketing para nutricionistas infantis

Neste módulo será abordado sobre o que o código de ética do nutricionista diz a respeito do marketing. Além disso onde vender os serviços como nutricionista, se aprofundando em todos eles, como instagram, google meu negócio, parcerias, eventos presenciais, mídias locais, dentre outros. Vai aprender a conhecer o cliente ideal, estudando o mapa da persona. Será dado então os passos para se tornar referência na cidade como nutri infantil, criando também sua esteira de produtos como e-books, grupos e cursos online, oficinas culinárias e programas nutricionais. Dúvidas comuns sobre como cobrar, onde atender como vender e fazer o atendimento on-line também serão sanadas nas aulas deste módulo.

 

9. Metodologia cientifica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

 

10. Atendimento nutricional em crianças no tea, tdah e síndrome de down

Essa unidade tem como objetivos Identificar o TEA, TDAH e Síndrome de Down, Conhecer a prevalência e etiologia e Aprender sobre as comorbidades. Além disso, busca Demonstrar os desequilíbrios nutricionais no TEA e TDAH e Síndrome de Down, bem como tratar as comorbidades de pacientes através da nutrição e melhora da qualidade de vida. Aprender sobre o suporte nutricional adequado, alimentos funcionais, vitaminas e minerais, fitoterápicos, e a como realizar a suplementação com segurança.

 

11. Terapia nutricional na alergia alimentar na pediatria

Neste módulo o aluno irá aprender sobre a definição de alergias e intolerâncias alimentares, sua epidemiologia no Brasil e no mundo, as possíveis causas. Irão também aprender sobre sintomas, tipos de alergias, alimentos alergênicos. Além disso, aprenderão sobre diagnóstico médico conduta nutricional para crianças alérgicas, alimentação da mãe de alérgicos, bem como sobre rotulagem nutricional, receitas para crianças alérgicas, reintrodução de alimentos e vida social da criança alérgica. Na parte prática, irão aprender sobre alimentos industrializados para alérgicos e leitura de rótulos, receitas para alérgicos e conduta numa consulta nutricional para criança alérgica.

 

12. Terapia nutricional na criança e adolescente com diabetes tipo 1

Neste módulo o aluno aprenderá a definição do Diabetes Melittus tipo 1, sua epidemiologia, os tratamentos disponíveis e o objetivo destes. Além disso, será abordado como deverá ocorrer o atendimento nutricional dos pacientes pediátricos e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1, em que será explanado sobre a avaliação nutricional e glicêmica destes pacientes e os tipos de tratamentos médicos e dietéticos disponíveis. Será conhecido como realizar a contagem de caboidratos e como manegar a insulina conforme estas quantidades. Assim, será abordado como fazer um planejamento dietético com explicação teórica e prática deste manejo.

 

13. Gastronomia aplicada ao público infantil

Neste módulo o aluno vai aprender sobre a definição de gastronomia e contexto histórico; a origem dos ingredientes; higienização e conservação dos alimentos (boas práticas de produção de alimentos); técnicas de cozinha, com cortes de vegetais e proteínas e métodos de cocção; sobre os principais grupos de ingredientes e suas técnicas de preparo: proteínas, carboidratos, legumes e leguminosas; receitas bases e substituição de ingredientes; e substituição de ingredientes alergênicos em receitas



15. Metodologia Científica

 

Abordagem sobre o método científico, explorando seus conceitos, tipos e etapas. Discussão sobre a importância da pesquisa, da ética na pesquisa e da comunicação científica. Apresentação das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Nutrição Infantil na Prática Clínica e Escolar - Método Nutrikids

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TCC opcional*

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Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 6 meses

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