Pós-Graduação

Pós-Graduação em Patologia e Manutenção das Construções

Engenharia

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Marília Carla Araújo Mendonça de Alencar

Sobre o curso

 

A Pós-graduação em Patologia e Manutenção das Construções é um programa abrangente que visa capacitar engenheiros civis e arquitetos a prevenir, identificar e corrigir as manifestações patológicas em obras. O curso aborda desde os fundamentos da vistoria de obras e edificações até a perícia de engenharia, passando por temas como inspeção predial, desempenho e garantia das edificações, patologia de fundações, estruturas de concreto, alvenaria, instalações elétricas e hidrossanitárias, recuperação de fachada, sistemas de impermeabilização, revestimentos argamassados e cerâmicos, pintura, ensaios para diagnóstico, patologia em taludes e muros de contenção, avaliação de imóveis e pavimentação. Além da parte técnica, o curso também aborda vendas, marketing e precificação, capacitando os profissionais a desenvolverem habilidades comerciais e estratégicas para o sucesso profissional.

Com um corpo docente experiente e altamente qualificado, o programa oferece uma abordagem prática e atualizada, utilizando videoaulas gravadas e ao vivo, slides em PDF, estudos de caso, exercícios avaliativos, mentoria ao vivo e fóruns. Os alunos terão a oportunidade de aprender com especialistas renomados na área, aprofundando seus conhecimentos sobre as principais patologias que afetam as construções e as melhores técnicas para a sua prevenção, diagnóstico e tratamento.

Ao concluir a pós-graduação, os profissionais estarão aptos a atuar com segurança e expertise em projetos de recuperação e manutenção de edificações, além de desenvolverem uma visão estratégica para a gestão de obras e a comercialização de seus serviços.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

1. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

 

2. Perícias de Engenharia

Aspectos Jurídicos das Perícias em Engenharia; Princípios da Perícia, Expertise e atuação do Perito Judicial; Papel do perito e do assistente técnico; tipos de perícias; respostas aos atos processuais; cadastramento nos tribunais; proposta de honorários; recebimento dos honorários; quesitos - como formular e responder; redação de laudos; casos práticos.

 

3. Avaliação de Imóveis Por Inferência Estatística

Engenharia de Avaliações - histórico e normas; Diferença entre preço, custo, valor e valor de mercado; Mercado Imobiliário; Classificação dos Imóveis Urbanos; Vistorias; Pesquisa de Mercado; Métodos utilizados para avaliação de imóveis urbanos; Escolha das variáveis; Tratamento de Dados; Especificação das avaliações; Introdução à Inferência Estatística; Pressupostos do modelo; casos e elaboração de laudos.

 

4. Recuperação de Fachada

Serão abordados uma série de conceitos técnicos sobre a ciência da formação das manifestações patológicas em revestimentos de fachadas e, aliados às técnicas do bom construir, desenvolverão a base para levar o aluno a projetar de forma a se evitar o surgimento destas patologias. Uma vez diagnosticadas corretamente as patologias, serão apresentados os principais sistemas de recuperação existentes no mercado nacional e internacional, sendo que o objetivo principal é levar o aluno a decidir, entre as diversas hipóteses prognósticas, qual a melhor solução a ser adotada.

 

5. Patologia em Taludes e Muros de Contenções

Conceitos básicos: Introdução. Caracterização física e mecânica de maciços em solos e rocha. Propriedades-índices de solos e rochas. Resistência ao cisalhamento. Causas de patologias/rupturas em taludes. Movimentos de massa. Patologias em contenções. Soluções a patologias em taludes e contenções. Elaboração de laudos de estabilidade de taludes. Etapas da elaboração do laudo técnico. Laudo de vistoria. Estudo de estabilidade assistida por computador.

 

6. Patologia em Pavimentação

Fundamentos de pavimentação rodoviária: Introdução: função do pavimento, infraestrutura rodoviária, pavimento do ponto de vista estrutural e funcional, histórico da pavimentação mundial e nacional; Tipos de pavimentos e camadas constituintes; Materiais das camadas dos pavimentos; Mecanismos de degradação de pavimentos. Identificação de defeitos: Conceituação;Tipos de defeitos de pavimentos. Diagnóstico de defeitos, avaliação funcional, estrutural e de aderência: Avaliação objetiva - IGG; Avaliação funcional: Serventia e Irregularidade; Avaliação de segurança: aderência em pistas molhadas; Avaliação estrutural. Técnicas de restauração e reabilitação: Técnicas de restauração de pavimentos com problemas funcionais; Técnicas de restauração de pavimentos com problemas estruturais; Considerações sobre o trincamento por reflexão.

 

7. Vendas, Marketing e Precificação

Definição de público alvo e persona. Técnicas de marketing: gatilhos mentais, copywriting, posicionamento, marca pessoal, branding. Captação de clientes através das redes sociais: google, facebook, instagram. Captação de clientes através de anúncios pagos no google ads. Captação de clientes offline: contatos, parcerias e divulgações. Técnicas de precificação. Pitch de vendas.

 

8. Desempenho e Garantia das Edificações

1. Introdução; Introdução termo "Desempenho" 2. Definições gerais sobre desempenho das edificações, baseados nas normas de desempenho de edifícios habitacionais de até cinco Pavimentos, relacionados a estruturas, pisos internos, fachadas e paredes internas, coberturas e sistemas hidrossanitários. Avaliação desempenho materiais, componentes e sistemas construtivos; Avaliação prescritiva e avaliação desempenho em uso. Certificado de homologação; marca conformidade; referência técnica (IPT). Metodologia avaliação desempenho edificações: exigências usuário, condições exposição; requisitos e critérios; necessidade avaliação 3. Apresentação e discussão da CB02-ABNT:02136.01.001. Requisitos gerais. Segurança estrutural (apresentação forma); Segurança fogo: requisitos, critérios, métodos avaliação e níveis de desempenho (apresentação e discussão tópicos) 4. Segurança no uso e operação: requisitos e critérios (apresentação e breve discussão); Estanqueidade; Desempenho térmico; Desempenho acústico; Desempenho lumínico; Saúde, higiene e qualidade do ar; Funcionalidade e acessibilidade; Conforto Tátil e antropodinâmico; Durabilidade e manutenabilidade. 5. Avaliação de desempenho estrutural de sistemas construtivos. Normas, ensaios e exercícios de impactos de corpo mole, corpo duro, peças suspensas e fechamento brusco de portas em alvenarias. 6. Noções básicas para a realização de avaliação de desempenho térmico. Conceitos resistência térmica e inércia térmica e exemplos análise desempenho em exercícios com simulações de curvas de inércia térmica.

 

9. Patologia de Estruturas de Concreto

O histórico do concreto. Estudo de conceitos básicos de tecnologia do concreto. A estrutura interna da pasta. A permeabilidade do concreto. A Mecânica da ruptura. Estudo da durabilidade do concreto. A classificação dos danos ao concreto. Estudo de danos originais: Fase de projeto e produção do concreto. Estudo de danos adquiridos: Mecânicos (Acidentes, Estrutural, Desgaste por abrasão e Cavitação); Físicos (Retração e Deformação lenta, Movimentação térmica, Ação do fogo, Gelo e degelo); Químicos (Trocas iônicas) e Físico-Químicos (Carbonatação, Corrosão da armadura, Ataque por sulfato, Lixiviação e Reação álcali-agregado). Métodos para estimar a vida útil das estruturas de concreto: com base nas experiências anteriores, com base em ensaios acelerados, enfoque determinístico e probabilístico. Modelos matemáticos para previsão de vida útil de estruturas em concreto armado: iniciação por carbonatação e por cloretos. Estudo de casos. Manutenção preventiva e corretiva.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Patologia e Manutenção das Construções

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 12 meses