Pós-Graduação

Pós-Graduação em Perícia Criminal

Direito

Sobre a Pós-graduação em Perícia Criminal

 

O curso de Pós-graduação em Perícia Criminal tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos profissionais graduados em diferentes áreas, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuarem como peritos criminais, desde que cumpridos os demais requisitos exigidos para a atuação na área. Com uma abordagem abrangente, o curso visa instruir a atuação do profissional perito criminal, explanando situações práticas corriqueiras da área, bem como procedimentos e conceitos inerentes à profissão, onde a precisão e a expertise quanto aos laudos e às provas produzidas são essenciais para a resolução de crimes e a aplicação da justiça, obedecendo o devido processo legal.

 

O curso de Pós-graduação em Perícia Criminal é uma oportunidade para profissionais que desejam se especializar em uma área em ascensão, já que a perícia criminal é uma demanda crescente no âmbito do Poder Judiciário, esfera criminal. Com uma abordagem multidisciplinar, o curso busca fornecer uma formação completa e abrangente, abordando temas como a ciência criminalística, psicologia forense, necropsia, autópsia, exumação, entre outros.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à Investigação e Perícia Criminal | 40h

Esta disciplina visa introduzir o aluno ao universo da investigação e perícia criminal. Abrange termos técnicos e procedimentos importantes, tais como a cadeia de custódia, o local do crime, e alguns princípios que servem de base para a perícia criminal. Além disso, o conteúdo aborda as legislações pertinentes e o código de ética dos profissionais de perícia criminal oficial.

 

2. Teoria Geral da Investigação e Perícia | 40h

A presente disciplina introduzir o pós-graduando aos assuntos de investigação e perícia criminais. A matéria aborda temas como a investigação, seus fundamentos, histórico e fins da investigação criminal. Além disso, fala sobre as teorias da investigação criminal, como a teoria do garantismo penal. Outrossim, o material faz referências às provas no processo penal brasileiro, diferenciando o vestígio, do indício, a uma evidência até que vire prova em tribunal. Por fim, o material aborda as provas e as perícias, explicando sobre o perito e as moralidades de perícia.

 

3. Criminalística | 60h

A presente disciplina visa apresentar as principais técnicas utilizadas na ciência criminalística, tais como a balística, que estuda, por exemplo, a trajetória de uma bala; ainda, aborda também a análise de evidência biológicas, como o DNA e o perfil genético. Por fim, a disciplina explica sobre a atual e crescente perícia digital, abordando os principais temas relacionados a ela.

 

4. Tópicos em Criminologia e Justiça Criminal | 60h

A disciplina visa proporcionar ao acadêmico uma formação crítica e propedêutica nos estudos criminológicos em seus diversos enfoques (sociológico, jurídico, antropológico, psicológico), com ênfase no debate criminológico contemporâneo. Visa também apontar a influência das teorias criminológicas nos movimentos de política criminal e nas modernas teorias penais, além de discutir a produção social da delinquência e as formas de administração da justiça penal, bem como analisar a situação da segurança pública, do sistema judicial e da criminalidade urbana violenta na sociedade brasileira à luz das teorias criminológicas.

 

5. Perfis Criminais e Comportamentais | 60h

Identificar possíveis contribuições da Psicologia Criminal para construir um perfil psicológico provável do criminoso.

 

6. Psicologia Forense no Sistema Penal | 40h

Definição, origem e desenvolvimento da Psicologia Jurídica no Brasil. Noções de Psicologia e áreas de abrangência no campo jurídico. Temas específicos de Psicologia nos tribunais. Psicologia na área da família, infância e juventude. Psicologia do testemunho. Questões relacionadas ao Direito Criminal. Avaliação Psicológica na área forense. Síndromes do direito.

 

7. Necropsia, Autópsia e Exumação | 40h

A autopsia, ou necropsia, e exumação, continua sendo um procedimento médico de extrema importância na determinação da causa da morte, dos diagnósticos principais e secundários, observados macroscopicamente e confirmados microscopicamente (Histopatologia) e, ou acrescidos de outros, os quais, correlacionados com as informações clínicas no prontuário do paciente, poderão confirmar os diagnósticos em vida, em parte ou no todo, ou não, sendo, assim, importante fonte de aprendizado para todos.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40h

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40h

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Perícia Criminal

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC