Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Psicologia da Educação
Educação (EaD)

Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso de Pós-graduação em Psicologia da Educação
Compreender a intersecção entre mente e aprendizado nunca foi tão crucial. Em um cenário educacional cada vez mais complexo, que exige profissionais capazes de ir além do tradicional, a Psicologia da Educação surge como a chave para destravar o verdadeiro potencial de cada indivíduo. A Pós-graduação em Psicologia da Educação da Faculdade Focus foi desenhada para ser a sua ponte para essa transformação, capacitando você a não apenas ensinar, mas a intervir com precisão científica e empatia. Prepare-se para dominar as ferramentas que formam a base do desenvolvimento cognitivo e socioemocional, tornando-se um agente de mudança real na vida de seus alunos e na comunidade.
Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um certificado. Você emergirá como um profissional mais completo, confiante e requisitado, apto a ocupar posições de destaque em escolas, clínicas, empresas e projetos socioeducativos. Este curso é o investimento definitivo para quem busca não apenas um diferencial curricular, mas uma verdadeira evolução na carreira, com impacto direto na sua capacidade de gerar resultados. Dê o passo decisivo para se tornar a referência que o mercado procura e que seus alunos precisam. Sua jornada para impactar o futuro da aprendizagem começa agora.
Para quem é este curso
Este curso é desenhado para psicólogos, pedagogos, e licenciados de diversas áreas que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre a intersecção entre mente, comportamento e aprendizagem. Se você atua em ambientes educacionais e sente a necessidade de ir além das práticas tradicionais, desejando compreender as bases do desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos para criar intervenções mais eficazes e inclusivas, esta especialização é o seu próximo passo lógico e profissional.
É também ideal para profissionais de áreas correlatas como Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social que desejam se especializar para atuar de forma mais assertiva no contexto escolar, ou para aqueles que almejam uma transição de carreira para cargos de coordenação, orientação educacional ou consultoria psicopedagógica. Aqui, você encontrará as ferramentas para se tornar um profissional de referência, capaz de diagnosticar desafios e promover ambientes que potencializam o desenvolvimento humano.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Psicologia da Aprendizagem | 40h
Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Psicologia do Desenvolvimento | 40h
Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Processos Cognitivos e Aprendizagem | 40h
Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.
Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 40h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico | 40h
Conceito e Histórico de Avaliação Psicológica. Ética e Legislação em Avaliação Psicológica. Elaboração de documentos em Avaliação Psicológica. Formação e Pesquisa em Avaliação Psicológica. Uso de Testes em Psicologia. Tipos de testes psicológicos. Construção de Instrumentos em Avaliação Psicológica. Validade, precisão, normatização e padronização de testes. Avaliação Psicológica na infância e adolescência. Avaliação Psicológica em Adultos. Avaliação Psicológica em Idosos. Avaliação Psicológica em grupos. Avaliação Psicológica no trânsito. Avaliação psicológica forense. Avaliação psicológica em contextos de saúde. Avaliação Psicológica no contexto escolar.
Psicologia da Educação | 40h
Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.
A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais | 40h
Estudo do panorama histórico da infância e da educação infantil, com ênfase na perspectiva de Buenaventura (1998) e nas transformações socioculturais ao longo dos séculos. Análise das principais concepções de criança, desenvolvimento e aprendizagem, com base em teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky. Reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, abordando os diferentes níveis conceituais da escrita, consciência fonológica, alfabetização e letramento. Discussão acerca do currículo e dos documentos oficiais (DCNEI, BNCC e PNA) que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Alfabetização e Letramento | 40h
O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Psicologia da Educação
100% online
Estude onde e quando quiser
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 455,88
em até 12x sem juros de R$ 37,99
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 455,88
em até 12x sem juros de R$ 37,99
de R$ 1198,80 por R$ 455,88
em até 12x sem juros de R$ 37,99
de R$ 1198,80 por R$ 364,70
