Pós-Graduação

Pós-Graduação em Psicologia da Educação

Psicologia

Sobre a Pós-graduação em Psicologia da Educação

 

O curso de Pós-graduação em Psicologia da Educação aborda a origem e os campos da Psicologia da Educação no Brasil e no mundo, suas correntes teóricas e sua história de atuação no Brasil. Dessa maneira, será ampliado a compreensão de modo integrado sobre as áreas da Psicologia e da Educação, as quais visam colaborar para a reflexão sobre as práticas educativas.

O conteúdo programático desenvolverá os conceitos e as transformações, além das contribuições da Psicologia da Educação no âmbito institucional, com olhar voltado ao educando no seu processo de aprendizagem (e não mais na educação bancária, em que o professor era o detentor do saber) influenciaram fortemente o modo de ensinar.

 

A grade curricular elaborada pela equipe de professores tem como objetivo desenvolver os saberes da psicologia e da educação, buscando o diálogo e a interconexão, provendo uma formação sólida para profissionais que atuam ou visam atuar na educação.

 

Para ingressar no curso de pós-graduação você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

1. Conceitos Introdutórios em Psicologia | 40H

O que significa psicologia? Psicologia do senso comum. Psicologia científica. Conhecimento e História. Pensamento cartesiano. A Psicologia no campo científico. O desenvolvimento de diferentes escolas psicológicas: outras correntes. Behaviorismo. Skinner e o Behaviorismo Radical. A Caixa de Skinner. Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo. Estruturalismo. Funcionalismo. Associacionismo. Sigmund Freud e a psicanálise. A personalidade para a psicanálise. Sexualidade. Aprendendo a aprender, aprendendo a ensinar. Aprendizagem segundo Piaget e a Psicanálise. Aprendizagem segundo a teoria behaviorista e Gestalt.

 

2. Referenciais Teóricos da Psicologia na Educação | 40H

A psicologia do desenvolvimento e a educação. Jean Piaget e a psicologia genética. Etapas do desenvolvimento infantil. Período sensório motor (0 a 2 anos). Período pré-operatório (2 a 7 anos). Período operatório-concreto (7 a 11 Liberação Imediata). Período operatório-formal (11 ou 12 anos em diante). Henry Wallon (1879 – 1962). Os estágios do desenvolvimento infantil segundo Wallon. Teoria da aprendizagem segundo Vygotsky. A importância da cultura na teoria de Vygotsky. Aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva de Vygotsky. Ciência e Psicologia científica. Psicologia e suas principais linhas teóricas. A teoria cognitiva de aprendizagem de Ausubel. As teorias comportamentalistas de Pavlov e Skinner.

 

3. Teorias Acerca do Desenvolvimento e Aprendizagem | 40H

Aprendizagem e psicologia. Gestalt. Teorias da aprendizagem. As etapas do desenvolvimento segundo Piaget. Período Sensório Motor. Período Pré-Operatório. Período Operatório-Concreto. Período Operatório-Formal. Contribuições dos estudos de Piaget para educação. Psicologia: noções iniciais. Vytgotsky, as funções psicológicas superiores e a mediação. A mediação – os instrumentos e os signos. Zona de desenvolvimento proximal. Psicologia social. Nova psicologia social – subjetividade e aprendizagem humana. O que a prática ensina? Resiliência e psicologia da saúde.

 

4. Psicologia do Desenvolvimento Infantil | 40H

Aspectos neurológicos e cognitivos na infância. Aspectos emocionais na infância. Aspectos socioemocionais na infância. Psicologia do desenvolvimento. Teorias do desenvolvimento. Contribuições para a formação do professor. Desenvolvendo aprendizagem social inicial. Os primeiros momentos de vida. Habilidades sensoriais e habilidades de percepção complexa. Desenvolvimento cognitivo. Psicologia do desenvolvimento e a educação especial. Aspectos históricos da educação especial. Educação especial na infância.

 

5. Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência | 40H

Adolescência: uma etapa do desenvolvimento. Aspectos cognitivos, neurológicos, emocionais e socioculturais na adolescência. Adolescência: descobertas, transformações e curiosidades. Gênero e Sexualidade. Dificuldades Emocionais e de Relacionamento Interpessoal na Situação Escolar. Autoestima e identidade. Final da adolescência e vida adulta.

 

6. Aprendizagem e Desenvolvimento | 40H

Considerações sobre o Behaviorismo. A teoria do ensino de Jerome Bruner e abordagem cognitivista da aprendizagem de David Ausubel. Inteligência e inteligências múltiplas. Família e escola. A importância do diálogo entre família e escola. Família e escola na Educação Especial. A aprendizagem e suas características. A emergência histórica da Psicologia Escolar: conceitos e definições. Concepção de aprendizagem por Jean Piaget. Desenvolvimento humano segundo Vygotsky. A atuação institucional do psicólogo escolar de acordo com os preceitos legais e éticos. Relação entre neurociência e aprendizagem. A neurociência no ambiente escolar. Dificuldades de aprendizagem no cérebro. Histórico das dificuldades de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem.

 

7. Psicologia da Educação | 40H

A origem da Psicologia da Educação. História da Psicologia da Educação no Brasil. Ciência e Psicologia científica. Psicologia e suas principais linhas teóricas. Psicologia e suas contribuições para Educação. Psicologia e pedagogia. Teorias da psicologia da aprendizagem. A psicologia na formação de professores da educação especial. A gênese do campo da Psicologia da Educação. A Psicologia da Educação em um contexto próximo. As principais correntes da psicologia da educação. Psicologia da Educação na atualidade.

 

8. Psicologia Escolar | 40H

A Psicologia Escolar na educação. Espaço escolar para a Psicologia Escolar. O papel da Psicologia Escolar na formação docente contemporânea. Psicologia Escolar e processo de democratização da escola no Brasil: pluralidade, identidade, diversidade e diferenciação dos sujeitos. O psicólogo em contextos escolares: atuação multidisciplinar. Contribuições da atuação do psicólogo escolar na educação inclusiva. Significado das barreiras sociais, psicológicas e físicas na construção da identidade da pessoa com necessidades especiais. Aspectos emocionais na infância. Aspectos socioculturais na infância. A formação do psicólogo: pesquisa e interdisciplinaridade. O acompanhamento multidisciplinar à família e o apoio à escola Intervenções junto aos profissionais que lidam com a criança na educação inclusiva. Intervenções junto aos profissionais que lidam com a criança na educação inclusiva. Ética e limites da atuação profissional do psicólogo. Teoria comportamental e a aprendizagem. Multi, inter e transdisciplinaridade.

 

9. Psicologia e Educação Inclusiva | 40H

Psicologia escolar e o processo de democratização da escola no Brasil: pluralidade, identidade e diferenciação dos sujeitos. Bases do Ministério da Educação. O psicólogo em contextos escolares: a atuação multidisciplinar e contribuições escolares na educação inclusiva. Mediação e adaptação O psicólogo e as intervenções junto à educação inclusiva e as formas de atuação. Sala de estimulação precoce, classe comum, classe especial, escola especializada, classe hospitalar, oficina pedagógica, atendimento domiciliar, sala de recursos e centro de apoio. Inclusão educacional. Alterações do desenvolvimento humano. Dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Transtornos de aprendizagem e bullying. Bullying. O psicólogo em contextos escolares: atuação multidisciplinar. Contribuições da atuação do psicólogo escolar na educação inclusiva. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação. Inclusiva: bases do Ministério da Educação.

 

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TCC opcional*

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Conclusão mínima de 4 meses

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