Pós-Graduação
Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação Psicopedagogia e Educação Infantil
A Psicopedagogia na Educação Infantil é fundamental para contribuir no desenvolvimento e no aprendizado das crianças, pois proporciona uma compreensão das necessidades cognitivas, emocionais e sociais dos pequenos. Nesta área, o aluno conhece ferramentas para identificar e intervir em possíveis dificuldades de aprendizagem desde cedo, visibilizando o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil é de grande importância para profissionais que lidam com o desenvolvimento das crianças. O curso oferece uma base teórica essencial para entender como as crianças se desenvolvem e aprendem, capacitando os profissionais a identificarem possíveis dificuldades de aprendizagem precocemente e a implementarem estratégias de intervenção personalizadas.
O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas à atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional
A disciplina de Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional aborda conceitos fundamentais da área, incluindo suas bases históricas e fundamentação teórica. Explora-se a aplicação da psicopedagogia nas instituições escolares, temas como a indisciplina e distúrbios de conduta, como problemas reativos de aprendizagem, além da construção curricular sob a perspectiva psicopedagógica e a inclusão escolar. A relação entre família e aprendizagem é destacada como aspecto essencial no contexto institucional.
2. A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica
Esta disciplina compreende as etapas e métodos de avaliação psicopedagógica, incluindo diagnóstico, tipos de diagnóstico, e avaliação das modalidades de aprendizagem e transtornos específicos. Explora-se também a realização de sessões lúdicas, aplicação de provas e testes, síntese diagnóstica, e condução de entrevistas de devolução e encaminhamento. Ainda são descritos materiais, estratégias e técnicas de intervenção, incluindo jogos, atividades lúdicas e expressivas, e a organização do portfólio do diagnóstico como recurso para a prática psicopedagógica.
3.Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem explora o processo de aprendizagem, considerando influências como maturação, motivação e as contribuições de teorias psicológicas como o behaviorismo e a psicanálise. São abordados modelos de aprendizagem, incluindo o motor, e o fenômeno da transferência da aprendizagem.
4. Gestão da Educação Infantil e Anos Iniciais
Nesta disciplina são tratadas as políticas públicas, concepções sobre a criança, desenvolvimento e aprendizagem infantil, além de um breve histórico da Educação Infantil no Brasil. Também é apresentada as influências da globalização nas políticas educacionais, a gestão escolar democrática, o perfil do gestor escolar e a relação entre qualidade da educação infantil e desafios da gestão escolar, visando aprimorar a qualidade e eficácia desses segmentos educacionais.
5.Linguagem e Ludicidade na Infância
Explora-se na disciplina de Linguagem e Ludicidade na Infância o desenvolvimento cognitivo, subáreas desse desenvolvimento, o papel da ludicidade e o desenvolvimento motor na infância, visando compreender e promover o desenvolvimento integral das crianças por meio de atividades lúdicas e estímulos adequados.
6. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil e Anos Iniciais
A disciplina de Projetos Pedagógicos na Educação Infantil e Anos Iniciais compreende a prática educativa, o planejamento de projetos didáticos, o espaço escolar como ambiente de aprendizagem, as manifestações das crianças e a avaliação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. Também são discutidos temas como brincadeiras, referenciais curriculares, diálogo, formação pessoal e social, desenvolvimento humano, motricidade, matemática, língua oral, artes visuais, natureza, sociedade e a relação escola-família. O objetivo é promover uma reflexão sobre a prática pedagógica e desenvolver projetos que atendam às necessidades e interesses das crianças.
7. Teorias e Práticas da Educação infantil
Compreende-se nesta disciplina as concepções de infância, instituições de atendimento e o panorama da Educação Infantil no Brasil. Além disso, são analisadas as principais contribuições teórico-metodológicas para a prática pedagógica nesse contexto, visando a formação de profissionais capacitados para atuar de forma eficaz e comprometida com o desenvolvimento integral das crianças.
8. Docência no Ensino Superior
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
9. Metodologia do Trabalho Científico
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.
Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC