Pós-Graduação

Pós-graduação em Psicoterapia e Saúde Emocional

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Karen Lorrane Martins Romanni

Sobre o curso

 

A especialização em Psicoterapia e Saúde Emocional é projetada para aprimorar as habilidades e o conhecimento de profissionais que atuam na área da saúde mental. O programa proporciona uma imersão profunda nas principais abordagens terapêuticas, explorando seus fundamentos teóricos, técnicas e aplicações clínicas, com foco na promoção do bem-estar emocional e psicológico. Abordando desde os conceitos básicos da ciência e do pensamento crítico, o curso abrange a Psicanálise, a Psicologia Humanista, a Gestalt-Terapia e oferece uma introdução abrangente à Psicopatologia. O currículo integra teoria e prática por meio de estudos de caso, atividades experienciais e discussões, preparando os alunos para os desafios da prática clínica. Com um corpo docente altamente qualificado e experiente, o programa estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a atuação profissional, como a capacidade de realizar avaliações psicológicas, formular diagnósticos, planejar intervenções terapêuticas e conduzir atendimentos com ética e responsabilidade. A especialização em Psicoterapia e Saúde Emocional é uma oportunidade única para profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos, aprimorar suas habilidades e se destacar no campo da saúde mental.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

1. Ciência e Pensamento Crítico

Esta disciplina de pós-graduação tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre os fundamentos da ciência e desenvolver habilidades de pensamento crítico. O curso abordará os seguintes tópicos: 1. O que é ciência? o Definições e características da ciência. o Papel da ciência na sociedade contemporânea. o Métodos e processos da ciência. 2. Uma breve história da ciência: o Principais marcos e avanços científicos ao longo da história. o Desenvolvimento das teorias científicas. o A influência da ciência no progresso tecnológico e na compreensão do mundo. 3. O que é pensamento crítico? o Definição e importância do pensamento crítico. o Habilidades essenciais para o pensamento crítico. o Aplicação do pensamento crítico em diferentes contextos. 4. Lógica: o Fundamentos da lógica e raciocínio dedutivo. o Princípios de argumentação lógica. o Construção de argumentos válidos e inválidos. 5. Falácias lógicas: o Identificação e análise de falácias lógicas comuns. o Como evitar e refutar argumentos falaciosos. o Exemplos de falácias em diferentes campos do conhecimento. 6. Viés cognitivo: o Noções básicas de psicologia cognitiva e percepção. o Principais viéses cognitivos e seu impacto no pensamento crítico. o Estratégias para mitigar os efeitos do viés cognitivo. 7. Introdução ao método científico: o Etapas do método científico e sua aplicação. o Formulação de perguntas e hipóteses científicas. o Planejamento e desenho de estudos científicos. 8. Coleta e análise de dados: o Métodos de coleta de dados quantitativos e qualitativos. o Técnicas de amostragem e validade dos dados. o Análise e interpretação de dados científicos. 9. Ciência x Pseudociência: o Diferenças entre ciência e pseudociência. o Critérios para distinguir a ciência legítima de afirmações pseudocientíficas. o Exemplos de pseudociência e sua influência na sociedade. Ao longo da disciplina, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades práticas por meio de exercícios, estudos de caso e discussões em sala de aula. O objetivo é capacitar os alunos a compreender e aplicar conceitos científicos, além de desenvolver um pensamento crítico sólido e uma abordagem fundamentada para avaliar e analisar informações.

 

2. Psicanálise

Introdução história da Psicanálise: contexto histórico, frente com outras abordagens da psicologia, breve conceituação das outras abordagens. Primeiros estudos de Freud, conceituação, Consciente e Inconsciente, Id, Ego, Superego. Impacto dos estudos psicanalíticos na sociedade. O conceito primitivo de libido O Papel dos Mecanismos de Defesa no Psiquismo O Papel do Outro na Constituição do Sujeito Humano Processo de Individuação Considerações sobre psicoses A Importância do Inconsciente na Psicopatologia A Interpretação do Inconsciente - Noções Gerais da Terapia O conceito psicológico da energia psíquica em Freud e demais autores. Progressão e regressão Deslocamento da Libido Sintoma na visão médica e psicanalítica Formação do símbolo A Função do Inconsciente Anima e Animus Transferência e Contratransferência A psicanálise na área da saúde.

 

3. Psicologia Humanista

Fragmentos Históricos do Humanismo; Nascimento das Psicologias Humanistas; Contextualização da Abordagem Centrada na Pessoa: Psicologia Humanista, biografia e legado de Carl Rogers; Definições das Noções teóricas, Postulados das Tendências Atualizante e Formativa; Condições Necessárias e Suficientes; Psicoterapia Centrada na Pessoa; Ludoterapia; Plantão Psicológico; Recursos Expressivos.

 

4. Introdução à Psicopatologia

Esta disciplina de pós-graduação oferece uma introdução abrangente à Psicopatologia, abordando os seguintes temas: 1. O que é loucura? Perspectivas históricas e culturais sobre a loucura. Abordagens contemporâneas para compreender a experiência da "loucura". Desafios e estigmas associados à doença mental. 2. Há como prescindir do sofrimento humano? Exploração da relação entre sofrimento e desenvolvimento pessoal. Perspectivas teóricas sobre a função do sofrimento humano. Abordagens terapêuticas para lidar com o sofrimento psicológico. 3. Normal e Patológico: Definição e compreensão dos conceitos de normalidade e patologia. Variabilidade cultural na definição de comportamentos saudáveis e disfuncionais. Crítica às categorias diagnósticas e abordagens normativas. 4. Pathos e Logia: Exploração da interação entre afeto e cognição na psicopatologia. Papel das experiências emocionais e cognitivas na manifestação de sintomas. Considerações sobre o aspecto afetivo-cognitivo na avaliação e tratamento. 5. Psicopatologia: definição Visão geral da psicopatologia e suas bases conceituais. Principais abordagens teóricas no estudo da psicopatologia. Estudo dos transtornos mentais e suas características clínicas. 6. A entrevista no exame psíquico: Técnicas e estratégias de entrevista utilizadas no exame psíquico. Coleta de informações relevantes para a avaliação do estado mental. Considerações éticas e culturais na condução de entrevistas clínicas. 7. Avaliação das funções mentais: Principais critérios e instrumentos para avaliação das funções mentais. Exploração de métodos de avaliação psicológica. Avaliação da percepção, cognição, afeto e relações interpessoais. Ao longo da disciplina, os alunos serão incentivados a analisar estudos de caso, participar de discussões teóricas e desenvolver habilidades de avaliação psicopatológica. O objetivo é fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimento teórico e prático sobre a psicopatologia, capacitando-os a compreender e avaliar os transtornos mentais de forma crítica e fundamentada.

 

5. Gestalt-Terapia

Esta disciplina de pós-graduação Gestalt-Terapia, com abordagem terapêutica humanista terá como enfoque a integração dos aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais do indivíduo. O curso proporcionará uma compreensão aprofundada dos seguintes temas: 1. Contextualização histórica: Origens e desenvolvimento da Gestalt-Terapia. Principais teóricos e influências no desenvolvimento da abordagem. Evolução da prática clínica e suas aplicações contemporâneas. 2. Principais influências: Perspectivas filosóficas e psicológicas que influenciaram a Gestalt-Terapia. Contribuições da fenomenologia, existencialismo e psicologia da Gestalt. Relações com outras abordagens terapêuticas humanistas. 3. Bases conceituais: Princípios fundamentais da Gestalt-Terapia. Teoria do campo e o foco no momento presente. Teoria do self e o desenvolvimento da identidade. Abordagem holística e integrativa do ser humano. 4. Experimentos: Práticas experimentais na Gestalt-Terapia. Técnicas e atividades para aumentar a consciência e o autoconhecimento. Experimentos de autorregulação emocional e comportamental. Uso de técnicas criativas e expressivas na terapia gestáltica. 5. Self, contato, fatores de cura e bloqueios de contato: Compreensão do self como um processo em constante mudança. Conceito de contato e sua importância na terapia gestáltica. Fatores de cura na Gestalt-Terapia: awareness, responsabilidade e apoio. Identificação e superação de bloqueios de contato. Ao longo da disciplina, os alunos serão convidados a participar de atividades práticas, exercícios de reflexão e estudos de caso para aprofundar sua compreensão teórica e desenvolver habilidades terapêuticas. A disciplina visa capacitar os alunos a aplicar efetivamente os princípios e técnicas da Gestalt-Terapia em sua prática clínica, promovendo o crescimento e o bem-estar dos indivíduos atendidos.

 

6. Terapia Cognitivo Comportamental

História da Terapia Cognitivo Comportamental, Principais autores. Conceitos básicos da TCC. A relação Terapêutica na TCC. Psicoeducação. Reestruturação Cognitiva. Técnicas comportamentais.

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TCC opcional*

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Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses