Pós-Graduação
Pós-graduação em Raciocínio Clínico e Estratégias de Intervenção em Psicoterapia
Saúde
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o curso
A pós-graduação em Raciocínio Clínico e Estratégias de Intervenção em Psicoterapia, é destinada a formandos e recém-graduados em psicologia que desejam aprimorar suas habilidades na construção de um raciocínio clínico de excelência. Com uma carga horária total de 360 horas, o programa visa instrumentalizar os profissionais para atuarem com segurança e eficácia na prática clínica.
O curso abrange os fundamentos do raciocínio clínico, explorando os principais modelos, métodos de avaliação e diagnóstico, e o desenvolvimento do aparelho psíquico, além de aprofundar o conhecimento sobre os fenômenos da prática clínica, como resistência, transferência e contratransferência. Os alunos também aprendem técnicas de escuta e observação, bem como intervenções baseadas em diferentes abordagens terapêuticas, como as cognitivas, comportamentais, psicodinâmicas, humanistas e existenciais. A grade curricular conta com os seguintes módulos: Fundamentos do Raciocínio Clínico em Psicoterapia, Fenômenos da Prática Clínica e Técnicas de Intervenção em Psicoterapia, Instrumentos e Técnicas Diagnósticas, Diagnóstico Integrativo e Manejo dos Transtornos de Saúde Mental: Para Além dos Sintomas, Intervenções Avançadas em Psicoterapia e Metodologia Científica.
A metodologia de ensino inclui videoaulas gravadas e ao vivo, slides em PDF, leitura de artigos, estudos de caso, exercícios avaliativos, mentoria ao vivo e fóruns. A avaliação é composta por exercícios avaliativos ao longo do curso, que representam 30% da nota final, e pela elaboração de um estudo de caso de um paciente, no formato de artigo científico, que corresponde aos 70% restantes da nota. Para a aprovação no curso, é necessário obter nota mínima de 6,0.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Marcia Battiston
1. Fundamentos do raciocínio clínico em psicoterapia
Esta disciplina aborda os conceitos fundamentais de raciocínio clínico em psicoterapia, incluindo a definição, importância e aplicação prática. Os alunos aprenderão sobre os principais modelos de raciocínio clínico, métodos de avaliação e diagnóstico, e o desenvolvimento psicossexual segundo Freud. Serão exploradas os mecanismos de defesa na prática clínica e o vínculo terapêutico, além de princípios éticos na prática psicoterapêutica.
2. Fenômenos da prática clínica e técnicas de intervenção em psicoterapia
Este módulo explora as características essenciais da clínica psicoterapêutica, como resistência, transferência e contratransferência. Os alunos aprendem técnicas de escuta e observação, além de intervenções baseadas em abordagens cognitivas, comportamentais, psicodinâmicas, humanistas e existenciais, culminando em estudos de caso e análises clínicas.
3. Instrumentos e técnicas diagnósticas
Neste módulo, os alunos serão introduzidos nos principais instrumentos e técnicas diagnósticas utilizadas em psicoterapia. Serão explorados métodos de avaliação psicológica, incluindo entrevistas clínicas, testes psicológicos e técnicas projetivas. Também serão oferecidas técnicas para construção e gestão do vínculo terapêutico, além de estudos de caso para integrar os conhecimentos adquiridos.
4. Diagnóstico integrativo e manejo dos transtornos de saúde mental: para além dos sintomas
Este módulo aborda o diagnóstico integrativo dos principais transtornos de saúde mental que aparecem na prática clínica, considerando aspectos biopsicossociais e culturais. Explora a aplicação de diferentes abordagens teóricas e técnicas para uma compreensão holística do paciente. Inclui a análise de transtornos de humor, ansiedade, personalidade, psicóticos, alimentares, relacionados ao uso de substâncias e do desenvolvimento, com enfoque na integração de tratamentos e manejo multidisciplinar. Discussões de casos clínicos, leituras e supervisões são utilizadas para desenvolver habilidades práticas no diagnóstico e intervenção integrativa.
5. Intervenções avançadas em psicoterapia
O módulo final aborda técnicas avançadas de intervenção psicoterapêutica, incluindo intervenções baseadas em evidências, integração de abordagens terapêuticas e estratégias específicas para terapia de casal, família e grupo. Também serão discutidas intervenções em situações de crise, planejamento de tratamentos de longo prazo e metodologias de pesquisa em psicoterapia. Estudos de caso serão usados para aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos.
6. Metodologia científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-graduação em Raciocínio Clínico e Estratégias de Intervenção em Psicoterapia
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC