Pós-Graduação

Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Fábio Coelho da Conceição

Sobre o curso

 

A especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências é um curso abrangente e atualizado que visa capacitar profissionais da saúde e educação a compreender as características e a heterogeneidade das alterações que acometem o desenvolvimento de pessoas com TEA. O curso abrange desde a contextualização, critérios diagnósticos e desenvolvimento infantil até as intervenções em diversos contextos, como o terapêutico, familiar e educacional. Os alunos aprenderão sobre avaliação e planejamento de intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), neuropsicologia, habilidades sociais, desenvolvimento motor, linguagem e comunicação alternativa, terapia ocupacional e reorganização sensorial, educação inclusiva e ensino estruturado, além de metodologia científica. O objetivo é fornecer aos profissionais as ferramentas necessárias para avaliar, planejar e implementar intervenções eficazes para pessoas com TEA, com base em evidências científicas.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Fábio Coelho da Conceição

 

1. História do Autismo no Mundo

História científicaConceitos e generalidadesNeurobiologia e etiologiaDSM-5 e CID-10/CID-11

 

2. Sinais de alerta para o TEA até os 12 meses

Sinais de alerta para o TEA até os 12 mesesSinais de alerta para o TEA dos 12 meses aos 24 mesesSinais de alerta para o TEA dos 24 meses aos 36 mesesAutismo regressivo x poda neural

 

3. Qual profissional deve ser procurado?

Qual profissional deve ser procurado?Instrumentos de rastreioQuais exames podem ajudar no diagnóstico?Quando é necessária a avaliação genética?

 

4. Principais comorbidades associadas

Principais comorbidades associadasTratamento (medicamentoso x não medicamentoso)Mitos e verdadesImportância da intervenção precoce (neuroplasticidade)

 

5. Neurodesenvolvimento típico

Definição, conceito e marcos do desenvolvimento infantilVínculos afetivos e neurodesenvolvimentoDesenvolvimento típico: aquisições do desenvolvimento neuropsicomotor (aspectos: motor e linguagem)Desenvolvimento típico: aquisições do desenvolvimento neuropsicomotor (aspectos: cognitivo e interação social)

 

6. TEA: aspectos gerais e o impacto do diagnóstico nas famílias

TEA: aspectos gerais e o impacto do diagnóstico nas famíliasIdentificação de sinais de risco para autismo nos primeiros anos de vidaAutismo e cérebro socialComo o cérebro aprende

 

7. É possível identificar autismo em bebês?

É possível identificar autismo em bebês?A importância do brincar para o desenvolvimento humanoA importância da equipe multidisciplinarPais como coterapeutas de seus filhos

 

8. Definição e importância da intervenção precoce

Definição e importância da intervenção precocePrograma de intervenção precoce: aspectos relevantesModelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM)A importância da escola para o tratamento precoce do autismo

 

9. O que é ABA?

O que é ABA?Introdução à Análise do Comportamento Aplicada IIntrodução à Análise do Comportamento Aplicada IICaracterísticas e dimensões de uma intervenção ABA

 

10. Avaliação funcional

Avaliação funcionalProtocolos de avaliação I: VB-MAPPProtocolos de avaliação II: Portage e ABLA-RPlano de Ensino Individualizado (PEI)

 

11. Redução de comportamentos-problema

Redução de comportamentos-problemaEnsino por Tentativas DiscretasEstratégias naturalísticasEnsino de habilidades funcionais

 

12. Estudo de caso I

Estudo de caso IEstudo de caso IIEstudo de caso IIIEstudo de caso IV

 

13. A história do estudo da esfera cognitiva

A história do estudo da esfera cognitivaNeuropsicologia enquanto ciência e profissãoFunções cognitivasAvaliação neuropsicológica

 

14. Caracterização comportamental e cognitiva do TEA

Caracterização comportamental e cognitiva do TEABarreiras comportamentais para avaliação neuropsicológicaA importância da Análise do Comportamento na avaliação neuropsicológicaGestão de comportamentos na avaliação neuropsicológica

 

15. Avaliação de desenvolvimento e avaliação de funcionamento adaptativo

Avaliação de desenvolvimento e avaliação de funcionamento adaptativoInstrumentos de avaliação indireta de risco de TEAInstrumentos de avaliação direta de risco de TEAInstrumentos de avaliação cognitiva no TEA

 

16. Observação de habilidades/comportamentos

Observação de habilidades/comportamentosControle de estímulos: a importância do manejo de antecedentesManejo de consequências: uso de reforço para engajamentoTreino de habilidades básicas necessárias para avaliação neuropsicológica

 

17. O que são habilidades sociais?

O que são habilidades sociais?Habilidades sociais e TEAHabilidades sociais na infânciaHabilidades sociais na adolescência e fase adulta

 

18. Avaliação das habilidades sociais

Avaliação das habilidades sociaisInstrumentos de avaliação: Socially SavvyInstrumentos de avaliação: Social Skills SolutionInstrumentos de avaliação: Escalas e inventários para jovens e adultos

 

19. Estratégias para o ensino de habilidades sociais na infância

Estratégias para o ensino de habilidades sociais na infânciaTreinamento de paresTerapia cognitivo-comportamental para adultos com TEARecursos para o ensino de habilidades sociais

 

20. Estudo de caso I

Estudo de caso IEstudo de caso IIEstudo de caso IIIEstudo de caso IV

 

21. Desenvolvimento e crescimento humano

Desenvolvimento e crescimento humanoReflexos primitivosSinais motoresTônus muscular

 

22. Habilidades motoras básicas

Habilidades motoras básicasAtrasos motores no TEAAlterações posturaisMarcha e ponta dos pés

 

23. Alterações motoras na fase adulta

Alterações motoras na fase adultaComorbidades neurológicasIntervençãoExercício e movimento

 

24. Avaliação em bebês

Avaliação em bebêsAvaliação em crianças e adolescentes de 3 a 21 anosAvaliação em adultos*Checklists*

 

25. Bases neurofisiológicas da linguagem

Bases neurofisiológicas da linguagemAquisição e desenvolvimento da linguagem oralFala, linguagem e comunicação: qual a diferença entre elas?Componentes da linguagem oral

 

26. Transtornos no desenvolvimento de linguagem na infância

Transtornos no desenvolvimento de linguagem na infânciaAvaliação e terapia de linguagem oralAbordagem fonoaudiológica no TEA: da avaliação ao plano de intervençãoEstratégias para a estimulação da fala e linguagem

 

27. O que é e a quem se destina a CAA

O que é e a quem se destina a CAAOs quatro elementos principais que compõem a CAAAvaliações e protocolosCriação de um plano de intervenção em CAA

 

28. Introdução ao *core words*

Introdução ao *core words*Como ensinar a criança a se comunicar por símbolosModelagemAdaptações do ambiente e orientações aos parceiros de comunicação

 

29. A introdução e novas pesquisas em Integração Sensorial de Ayres

A introdução e novas pesquisas em Integração Sensorial de AyresOs princípios para intervenção em Integração SensorialConhecendo a base sensorial e a importância da integração dos sistemasOs pilares para uma avaliação em Integração Sensorial de Ayres

 

30. As disfunções de Integração Sensorial e seus comprometimentos

As disfunções de Integração Sensorial e seus comprometimentosA disfunção de regulação sensorial: subtiposA disfunção de discriminação sensorial: subtiposA disfunção motora de base sensorial: dispraxia

 

31. Nível de alerta e regulação sensorial

Nível de alerta e regulação sensorialAcomodação sensorial e o enriquecimento do ambienteEstratégias de acomodação sensorialMaturação da praxe

 

32. Desfralde

DesfraldeSeletividade alimentarA escola e suas complexidades sensoriaisOs fatores de movimento e suas qualidades

 

33. O autismo tal qual o entendemos hoje

O autismo tal qual o entendemos hojePor que autistas precisam de estrutura?A ciência comportamental na estruturaABA e TEACCH: é possível?

 

34. Características do ensino estruturado

Características do ensino estruturadoTipos de suportesProcedimentos de ensinoRegistro de dados

 

35. Elementos básicos

Elementos básicosSuportes visuaisA estrutura e os sistemas de trabalhoMateriais estruturados e adequação no ensino

 

36. Práticas Baseadas em Evidências

Práticas Baseadas em EvidênciasAvaliação formal (PEP-R)Avaliação informal: protocolo de observaçãoPlano de Intervenção Individualizado

 

37. Ciência e Práticas Baseadas em Evidências

Ciência e Práticas Baseadas em EvidênciasParadigmas e abordagensAbordagens qualitativas, quantitativas e mistasHierarquia das evidências e revisões relevantes

 

38. Estudos experimentais

Estudos experimentaisExperimentos de sujeito únicoEstudos observacionaisEstudo de casos e outros desenhos não experimentais

 

39. Planejamento inicial

Planejamento inicialRevisando a literaturaBuscando artigosSíntese dos resultados e discussão

 

40. Análise de artigo I

Análise de artigo IAnálise de artigo IIAnálise de artigo IIIAnálise de artigo IV

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Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências

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Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 18 meses