Pós-Graduação

Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Fábio Coelho da Conceição

Sobre o curso

Com uma carga horária de 600 horas, o curso aborda desde a história do autismo, seus critérios diagnósticos, sinais de alerta e intervenção precoce, até temas como neuropsicologia, habilidades sociais, desenvolvimento motor, linguagem, comunicação alternativa, terapia ocupacional, educação inclusiva e ensino estruturado.

 

O currículo, dividido em 12 módulos, engloba diversas áreas de conhecimento, incluindo a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o TEACCH, com foco em práticas baseadas em evidências. O curso ainda dedica um módulo específico à Metodologia Científica, preparando os alunos para a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos.

 

Com conteúdo de alta qualidade, ministrado por professores com vasta experiência e titulação, e conta com materiais didáticos completos, incluindo videoaulas, slides, PDFs e atividades práticas, será apresentado as características e a heterogeneidade das alterações que acometem o desenvolvimento de pessoas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), desde o diagnóstico até suas demandas de Intervenção nos contextos terapêuticos, familiar e Educacional. Com isso, espera-se poder contribuir com a Formação e Especialização de profissionais interessados, para que possam avaliar suas práticas Clínicas e educacionais e aprimorá-las.

 

Para quem é este curso

Profissionais da área da saúde como Médicos, psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos dentre outros, além de profissionais da área da educação como Professores, psicopedagogos, pedagogos, educadores especiais, etc. Sua oferta é extendida para qualquer pessoa com formação superior que busque aprofundar seus conhecimentos sobre o autismo, desenvolver habilidades para a avaliação e intervenção, e aprimorar suas práticas profissionais nesse campo.

 

Matriz Curricular

 

Contextualização e Critérios Diagnósticos

 

Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce 

 

Avaliação e Planejamento das Intervenções derivadas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

 

Neuropsicologia

 

Habilidades Sociais

 

Desenvolvimento motor e Avaliação no Transtorno do Espectro Autista

 

Linguagem e Comunicação Alternativa

 

Terapia Ocupacional e Reorganização Sensorial

 

Educação Inclusiva e Ensino Estruturado

 

Metodologia Cientifica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

 

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 18 meses