Pós-Graduação
Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa
A linguagem tem a função principal de humanizar o homem, pois por meio dela os seres humanos conseguem interagir socialmente, constroem e registram pensamentos, ideias e ideais e expressam seus sentimentos com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico, profissional e social. Fazer uma pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa é, portanto, um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar nesta área contribuindo com a sociedade em sua evolução.
O curso de especialização lato-sensu em Ensino de Língua Portuguesa vai preparar você para assumir importantes posições no mercado de trabalho da área de educação, adquirindo várias competências e conhecimentos, como o desenvolvimento dos processos no ensino da língua português como: aquisição da escrita, aplicação da linguística, aplicação da fonética, e aplicação de técnicas e produção textuais.
O curso é destinado a professores, graduados em Letras e áreas correlatas, como Pedagogia e demais Licenciaturas, bem como aos diretores, supervisores, coordenadores e demais profissionais que atuam ativamente na educação, em instituições escolares públicas e privadas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Introdução à EAD | 40H
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. Pensamento científico | 40H
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
3. Língua portuguesa e gramática histórica | 40H
Refletir sobre o caráter diacrônico da Língua Portuguesa. Estudo da origem, da expansão e dos processos de mudança da Língua Portuguesa sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e pragmático, discursivos.
4. Fonética e fonologia do português | 40H
Fonética e Fonologia: diferenças. Classificação dos fonemas da língua: vogal, consoante, semivogal. Estudo do sistema fonológico do português: segmentos, suprassegmentos, processos e sílabas. Os alofones, variação, neutralização e arquifonema. A relação entre os estudos da fonética e da fonologia e o ensino da língua.
5. Morfologia do português | 40H
Conceitos morfológicos: morfema, morfe, palavra. Tipos de morfemas. Depreensão e classificação de morfemas. Análises morfológicas do português: flexão verbal e nominal. Processos de formação de palavras. Classificação morfossintática: critérios e problemas.
6. Sintaxe do português | 40H
Sintaxe. A ordem dos elementos. Frase, oração e período: classificação. O sintagma: composição, subordinação e coordenação de oração. Estudo diacrônico da língua portuguesa. Formação do léxico português. Evolução fonética, morfológica e sintática.
7. Semântica do português | 40H
Estudo da semântica na Língua Portuguesa à luz das principais correntes, das teorias e no seu uso pragmático. Análise do objeto de estudo da semântica nas tendências atuais, nos métodos e nas situações concretas. Exames de fenômenos semânticos nas abordagens formalistas, referenciais e cognitivas e nos processos de formação do leitor.
8. Linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa | 40H
Teorias de Linguística Aplicada que subsidiam o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, na formação dos profissionais de Letras.
9. Metodologia do ensino da língua portuguesa | 60H
A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração com as demais áreas de conhecimento.
10. Educação a distância e novas modalidades de ensino | 40H
Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.
Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 322,92
de R$ 1198,80 por R$ 358,80