Pós-Graduação
Pós-Graduação em Psicologia do Tráfego
Saúde
Carga Horária
500 h
Tempo de conclusão
A partir de 6 meses
Sobre o curso
O curso de Pós-Graduação em Psicologia do Tráfego, visa preparar profissionais para atuar de forma qualificada e ética nesse importante campo, contribuindo para a segurança e a fluidez do trânsito. Você terá a oportunidade de adquirir conhecimentos aprofundados sobre os aspectos legais, psicológicos e sociais do trânsito, além de desenvolver habilidades para lidar com diferentes situações e desafios que envolvem o comportamento humano nesse contexto. O corpo docente é formado por especialistas renomados, e o conteúdo programático aborda temas relevantes, como a psicologia ambiental, a psicopatologia no trânsito, a medicina do tráfego, a avaliação psicológica, a elaboração de laudos e atestados, e a legislação brasileira.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Fernanda Gonçalves da Silva
1. Introdução a Psicologia do Trânsito
Definição e objetivos da Psicologia do Trânsito e a importância da compreensão do comportamento humano no tráfego, Papel da Psicologia na formulação de políticas de trânsito, Parcerias entre profissionais da Psicologia e órgãos governamentais e Contribuições da Psicologia para a redução de acidentes de trânsito.
2. Ética Profissional e Cidadania
Compromisso Ético e Social do Psicólogo. Princípios éticos que regem a prática da psicologia nesse contexto e as responsabilidades do psicólogo de trânsito e as questões éticas que podem surgir em sua atuação.
3. Políticas Públicas para o Trânsito e Legislação Aplicada
Aspectos legais e institucionais vinculados a Política Nacional de Trânsito e ao Código de Trânsito Brasileiro visando a prevenção de acidentes de trânsito, medidas de segurança e fiscalização.
4. Engenharia do Tráfego e Legislação do Trânsito
Os impactos dos acidentes de trânsito e mortalidade, pesquisas e estatísticas. As políticas públicas na redução de mortes em decorrência aos acidentes de trânsito e contribuições e desafios da psicologia na elaboração e implementação de políticas públicas do trânsito.
5. Educação para o Trânsito
Prática da docência e a postura do docente no contexto macro da universidade, na educação no trânsito, no espaço da sala de aula vendo de forma sistêmica os aspectos políticos, metodológicos e teóricos. O emprego de Metodologias Ativas de Aprendizagem e desafios educacionais da atualidade.
6. Mobilidade Urbana Sustentável
Transporte sustentável e suas implicações psicológicas, adoção de comportamentos pró-ambientais no trânsito e mudanças de comportamento para uma mobilidade mais segura e sustentável.
7. Psicopatologia em Psicologia do Trânsito
Introdução à psicopatologia do trânsito: conceitos e abordagens teóricas e transtornos mentais e sua influência no comportamento de condução.
8. Medicina do Tráfego na Psicologia do Trânsito
Avaliação médica de motoristas: exames médicos e psicológicos para determinar a aptidão dos motoristas, incluindo testes de visão, audição, coordenação motora, entre outros. Medicina do sono: estudo dos distúrbios do sono que podem afetar a capacidade de condução segura, como a apneia do sono. Acidentes de trânsito e primeiros socorros: abordagem médica aos acidentes de trânsito, incluindo o atendimento emergencial no local e o tratamento subsequente. Ergonomia e conforto no veículo: estudo da influência do design do veículo na postura e no bem-estar dos motoristas, visando prevenir lesões e desconfortos. Saúde ocupacional em motoristas profissionais: avaliação dos riscos ocupacionais e impactos na saúde física e mental dos condutores profissionais.
9. Processos Cognitivos
Percepção e atenção no contexto rodoviário, processamento de informações e tomada de decisão, fatores cognitivos e emocionais no comportamento do condutor.
10. Psicofarmacologia
Noções da classificação psicofarmacológica. Psicofármacos e direção veicular: uso de substância alcoólica e toxicomanias. As abordagens terapêuticas na medicina do tráfego e a neuropsicofarmacologia na condução veicular.
11. Psicologia, Saúde e Comportamento no Trânsito
Percepção e atenção no trânsito: Estudo dos processos cognitivos envolvidos na percepção de estímulos e na atenção direcionada aos elementos do trânsito, como veículos, pedestres e sinais de trânsito. Tomada de decisão: Investigação das escolhas feitas pelos condutores no trânsito, levando em consideração fatores como risco, julgamento de distância e velocidade, e habilidades de condução defensiva. Comportamento agressivo e de risco: Exploração das causas e consequências do comportamento agressivo, impulsivo e de risco no trânsito, buscando identificar estratégias de prevenção e intervenção. Estresse e emoções: Análise dos efeitos do estresse e das emoções no comportamento dos condutores, considerando como esses aspectos podem afetar a tomada de decisão, a atenção e a habilidade de condução. Educação e intervenções psicológicas: Desenvolvimento e avaliação de programas de educação no trânsito, treinamento de habilidades de condução e intervenções psicológicas para promover comportamentos seguros e saudáveis no trânsito.
12. Avaliação, Entrevista e Perícia em Psicologia de Trânsito
Conceituação, metodologia e normas da avaliação psicológica. Regulamentos do Conselho Federal de Psicologia e o Denatran quanto a prática de avaliação psicológica.
13. Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicológica I: Testes de Personalidade (Palográfico)
Conceituação e procedimentos do processo da avaliação psicológica do fenômeno da personalidade, regulamentação do Conselho Federal de Psicologia e do Denatran quanto à prática de avaliação psicológica, prática de aplicação, correção e interpretação do teste de personalidade Palográfico no contexto do trânsito.
14. Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicológica II: Testes de Atenção e Inteligência não-verbal
Conceituação, procedimentos e normas da avaliação psicológica. Regulamentos do Conselho Federal de Psicologia e o Denatran quanto a prática de avaliação psicológica e Aplicação e avaliação dos instrumentos atuais de inteligência e de atenção no contexto do trânsito.
15. Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicológica III: Habilidade Perceptiva, Memória e Raciocínio Visual Espacial
Conceituação, procedimentos e normas da avaliação psicológica. Regulamentos do Conselho Federal de Psicologia e o Denatran quanto a prática de avaliação psicológica. Aplicação e avaliação dos instrumentos atuais de Habilidade Perceptiva, Memória e Raciocínio Visual Espacial no contexto do trânsito.
16. Elaboração de Documentos Psicológicos na Psicologia do Trânsito: Resolução 06/2019
Leis e resoluções do Conselho Federal de Psicologia – laudo, parecer, relatório e atestado psicológico e Resolução 06/2019.
17. Metodologia Científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-Graduação em Psicologia do Tráfego
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 6 meses
Portaria do Curso no MEC