Pós-Graduação
Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas
Exatas
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas
O curso de Pós-graduação em Ciências Exatas da Faculdade Focus visa reunir os conhecimentos elementares para a formação matemática, dispondo de disciplinas que contemplem desde tópicos iniciais e básicos até conceitos matemáticos complexos e abstratos.
Ideal para profissionais que tenham interesse em inserir-se nas áreas que utilizam exponencialmente os conhecimentos das ciências exatas, ou tenham interesse em solidificar e revisar sua formação para lecionar em cursos com disciplinas relacionadas ao campo da matemática. No final do curso, o aluno irá cursar disciplinas pedagógicas específicas do ensino da matemática.
Dispondo de videoaulas e livros digitais em cada uma das disciplinas, o curso vai do básico ao avançado.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Matemática | 20H
Teoria de conjuntos, conjuntos numéricos, aritmética básica, expressões numéricas, expressões algébricas, razão e proporção, regra de três simples e composta, equações do primeiro e do segundo grau, equações exponenciais e logarítmicas, porcentagem, juros simples e composto.1.Conjuntos e relações. 2.Aritmética elementar. 3.Álgebra elementar. 4.Equações e funções do 1º e 2º graus. 5.Proporcionalidade entre variáveis. 6.Matemática financeira.
2. Matemática Aplicada | 40H
Fundamentos de matemática básica (potenciação, radiciação, razão, proporção, regra de três e porcentagem). Estudo dos conjuntos. Funções: gráficos e aplicações. Funções: outros modelos. Sequências progressões aritméticas e geométricas. Análise combinatória e probabilidades. Probabilidades - distribuições. Matrizes e Sistemas lineares. Funções polinomiais e aplicações. Limites. Introdução ao estudo da derivada. 1. FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA BÁSICA. 2.ESTUDO DOS CONJUNTOS 3.FUNÇÕES - GRÁFICOS E APLICAÇÕES. 4.FUNÇÕES - OUTROS MODELOS 5.SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES. 6.ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES. 7.PROBABILIDADES - DISTRIBUIÇÕES. 8.MATRIZES. 9.SISTEMAS LINEARES. 10.FUNÇÕES POLINOMIAIS, LIMITES E DERIVADAS.
3. Matemática Discreta | 20H
Fundamentos de lógica matemática. Técnicas de demonstração: prova direta, prova por contradição, prova por absurdo, prova por indução. Teoria intuitiva de conjuntos. Operações com conjuntos. Álgebra de conjuntos. Conjuntos numéricos. Cardinalidade. Aritmética modular. Relações: relações de equivalência, relações de ordem. Funções discretas. Análise combinatória: princípio multiplicativo, princípio aditivo, permutação, arranjo, combinação; Princípio de inclusão e da exclusão. O princípio da casa dos pombos. Binômio de Newton. Funções geradoras. Partição de um inteiro. Relações de recorrência. 1.Fundamentos de lógica matemática e métodos de demonstração. 2.Teoria de conjuntos. 3.Conjuntos numéricos. 4.Relações. 5.Funções discretas. 6.Análise combinatória. 7.Funções geradoras e partição de um inteiro.
4. Matemática Financeira | 40H
Terminologia da Matemática Financeira. Juros simples e compostos. Compra à vista e a prazo. Tipos de taxas de juros. Desconto racional e desconto comercial. Renda e inflação. Índices de inflação do Brasil. Taxas de juros. Cálculo de tributos e de rendimento. Cálculos financeiros. Série de pagamentos. Sistemas de amortização. Avaliação de investimentos. Títulos de renda fixa.
5. Álgebra Linear | 40H
Matrizes e sistemas de equações lineares. Determinantes. Espaços vetoriais. Transformações lineares. Operadores e matrizes diagonalizáveis. Autovalores e autovetores. Espaços com produto interno. Operadores sobre espaços com produto interno. 1.Matrizes e sistemas de equações lineares. 2.Espaços vetoriais. 3.Transformações lineares. 4.Operadores e matrizes diagonalizáveis. 5.Espaço com produto interno. 6.Operadores sobre espaços com produto interno.
6. Equações Diferenciais | 40H
As formas de se obter as soluções geral e particular de alguns tipos de equações diferenciais. Métodos para resolução de equações diferenciais separáveis, equações diferenciais lineares de diversas ordens, equações diferenciais lineares não homogêneas e as principais aplicações e soluções a partir de série de Fourier e transformadas de Laplace.","1.Equações diferenciais de primeira ordem. 2.Métodos para equações de primeira ordem. 3.Equações diferenciais de segunda ordem. 4.Métodos para equações de segunda ordem. 5.Equações não homogêneas. 6.Equações diferenciais de ordem superior. 7.Soluções em série para equações diferenciais de segunda ordem. 8.Aplicações . 9.Série de Fourier e transformada de Laplace.
7. Geometria Analítica | 40H
Conceito geométrico de vetor. Sistemas de coordenadas em R2 e R3. Produto escalar em R2 e R3. Produtos vetorial e misto no R3. Retas no plano e no espaço. Planos no espaço. Posições relativas entre retas e planos. Distâncias. Curvas no plano (cônicas) e no espaço, parametrização de curvas. Superfícies no espaço (quádricas), parametrização de superfícies. Aplicações. 1.Conceito geométrico de vetor. 2.Sistemas de coordenadas em R2, R3 e operações. 3.Retas no plano e no espaço: propriedades e operações. 4.Planos: propriedades e operações. 5.Distâncias. 6.Curvas no plano e no espaço: parametrização de curvas. 7.Superfícies no espaço (quádricas): parametrização de superfícies.
8. Cálculo para Funções de uma Variável | 40H
Conceitos e formalismo matemático essenciais ao desenvolvimento do pensamento analítico-abstrato. Conjuntos numéricos. Intervalos e desigualdades. Funções de uma variável. Limites. Continuidade de funções. Teorema do valor intermediário. Derivadas: conceitos e aplicações. Integrais: conceitos e aplicações. Técnicas de integração. 1.Conjuntos numéricos e formalismo matemático. 2.Funções de uma variável real. 3.Limites e continuidade de funções de uma variável. 4.Derivadas de funções de uma variável. 5.Integrais de funções de uma variável.
9. Estatística Aplicada | 40H
Noções de probabilidade e estatística; distribuição de frequência; análise de dados; estatística descritiva; distribuições de probabilidade; amostragem; estimação; teoria da decisão; regressão e correlação. 1.Estatística descritiva: conceitos e aplicações 2.Estatística descritiva: análise de dados 3.Estatística descritiva: medidas-resumo 4.Noções de probabilidade 5.Distribuições de probabilidade 6.Inferência estatística: amostragem 7.Inferência estatística: estimação 8.Inferência estatística: teoria da decisão 9. Introdução à análise multivariada de dados: regressão.
10. Teoria dos Grafos | 40H
Teoria dos Grafos, estruturas de representação, algoritmos e fundamentação teórica. Técnicas de grafos para a resolução de problemas reais, correlacionando as estruturas teóricas com o desenvolvimento algorítmico de soluções complexas. 1.Introdução ao estudo dos grafos. 2.Conectividade. 3.Caminho mínimo e árvores geradoras. 4.Grafos eulerianos e hamiltonianos. 5.Problemas em grafos.
11. Pesquisa e Prática em Educação Matemática | 40H
Caracterização da prática docente na escola. Relevância da pesquisa na ação docente. Discussão do processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental e médio. Análise de livros didáticos. Desenvolvimento de projetos para o ensino da matemática que envolvam resolução de problemas, uso de materiais manipuláveis, jogos e de recursos tecnológicos, que permitam estruturar didaticamente os conceitos matemáticos do ensino fundamental e médio. Produção de material didático para o ensino da Matemática, sua importância e utilização. 1. A evolução da Educação Matemática no Brasil. 2. A Influência da Educação Matemática na prática docente.3. A relação entre pesquisa e ação docente. 4. A influência da Educação Matemática no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio. 5. Os livros Didáticos e a Educação Matemática. 6. A Prática Pedagógica, os jogos e os recursos tecnológicos. 7. Resolução de Problemas, Materiais didáticos manipuláveis e suas influências no processo pedagógico. 8. A confecção de materiais didáticos.
12. Metodologia do Ensino de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 40H
Conceito histórico da matemática na educação. Conteúdos e metodologias para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e Educação Infantil. Análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCNs, Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil ? RECNEI, BNCC para o ensino de Matemática. Processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Elaboração de projeto didático para o ensino de matemática nos anos iniciais e na educação infantil e seus conteúdos básicos. Análise crítico- construtiva de livros didáticos de matemática para os anos iniciais.
Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
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Investimento
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