Pós-Graduação

Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Sexual

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Aline Sardinha Mendes Soares De Araujo

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Sexual é um programa abrangente que visa capacitar profissionais de saúde a lidar com as queixas sexuais dentro do referencial teórico-técnico da Terapia Cognitiva Sexual. O curso aborda desde os desafios da abordagem da sexualidade nos diferentes contextos e a saúde sexual em uma perspectiva biopsicossocial até a sexualidade ao longo do ciclo de vida, incluindo tópicos como desenvolvimento psicossexual, puberdade, adolescência e envelhecimento, além de transtornos da sexualidade. Com um corpo docente experiente e especializado, o curso oferece uma sólida base teórica e prática, explorando os fundamentos da Terapia Cognitiva Sexual, avaliação, conceitualização de caso e planejamento da intervenção. Os alunos também terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em tópicos especiais, como terapia de casal, sexualidade das minorias e supervisão em TCS.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Aline Sardinha Mendes Soares de Araújo

 

1. O tabu na relação terapêutica

Nessa disciplina o aluno será convidado a refletir sobre as regras socialmente aprendidas que balizam as possibilidades de conversa sobre sexualidade nos diferentes contextos, de modo a compreender como tais regras se desenvolvem, como se mantém e como isso impacta tanto as queixas que os pacientes apresentam, quanto a própria relação terapêutica em sexualidade.

 

2. Níveis de intervenção em sexualidade

Nessa disciplina o aluno será convidado a pensar a abordagem da sexualidade como elemento fundamental do cuidado integral em saúde, bem como as diferentes possibilidades de níveis de intervenção. Utilizando modelos de intervenção validados pela literatura, vamos refletir sobre os limites e possibilidades de cada nível, bem como ajudar o aluno a planejar as possibilidades que melhor se encaixam em seu contexto de atuação.

 

3. Saúde Sexual

Nessa disciplina o aluno vai compreender o conceito atual de saúde sexual e o modelo biopsicossocial de atenção em sexualidade. Vamos também refletir como esse conceito veio evoluindo ao longo da história e como este conversa com a prática de saúde baseada em evidências.

 

4. Função e comportamento sexual

Nessa disciplina vamos trazer conhecimentos fundamentais da biologia, anatomia e fisiologia do funcionamento sexual, bem como estratégias atuais de orientação de sexo seguro e contracepção.

 

5. Aspectos socioculturais da sexualidade

Nesta disciplina vamos compreender como os aspectos sociais, culturais, religiosos e políticos interferem tanto no desenvolvimento psicossexual do indivíduo, como nas possibilidades de vivência e expressão da sexualidade. O objetivo desta disciplina é ajudar o aluno a conceitualizar de maneira eficaz esses elementos no seu entendimento das queixas sexuais.

 

6. Aspectos relacionais da sexualidade

Nessa disciplina, o aluno vai aprender a compreender e conceitualizar os aspectos relacionas da queixa sexual, bem como suas implicações na possibilidade de expressão da sexualidade na parceria. Tais conhecimentos vão ser fundamentais para informar as decisões durante a etapa do planejamento da intervenção.

 

7. Sexualidade em desenvolvimento

Nessa disciplina o aluno vai compreender todas as etapas e processos envolvidos no desenvolvimento psicossexual, e aprender a observar esse desenvolvimento à luz do contexto biopsicossocial em que ocorre.

 

8. Sexualidade no envelhecimento

Nessa disciplina vamos trazer conhecimentos dos aspectos biopsicossociais que influenciam a sexualidade nas etapas tardias do ciclo de vida.

 

9. Transtornos da sexualidade

Nesta disciplina vamos compreender as principais queixas relacionadas à sexualidade que fazem as pessoas buscarem tratamento: disfunções sexuais, problemas do comportamento sexual e disforia de gênero.

 

10. Fundamentos da Terapia Cognitiva Sexual

Nessa disciplina o aluno vai ter acesso aos fundamentos teóricos que embasam a abordagem da Terapia Cognitiva Sexual.

 

11. Processos sexualmente disfuncionais

Nessa disciplina o aluno vai conhecer a fundo os processos sexualmente disfuncionais: conjuntos de comportamentos, cognições e emoções distintos entre si, que a literatura aponta como fatores de vulnerabilidade e de manutenção das queixas sexuais.

 

12. Avaliação e conceitualização de casos clínicos

Nesta disciplina o aluno vai aprender a realizar a avaliação adequada dos aspectos envolvidos na queixa sexual, bem como estruturar tais elementos em uma conceitualização de caso que permita o melhor planejamento da intervenção. Tanto a avaliação quanto as ferramentas de conceitualização são parte das técnicas da Terapia Cognitiva Sexual.

 

13. Planejamento e decisões estratégicas

Nesta disciplina, o aluno vai desenvolver o raciocínio clínico necessário para decidir sobre a modalidade de terapia a ser proposta ao cliente, que processos priorizar na intervenção e como organizar o tratamento de acordo com as prioridades apontadas pelo processo de avaliação.

 

14. Tratamento das principais queixas sexuais

Nesta disciplina o aluno vai como tratar as principais queixas sexuais com base nas teorias e técnicas da Terapia Cognitiva Sexual.

 

15. Terapia de casal

Nesta disciplina o aluno vai aprender alguns princípios e práticas essenciais para o manejo das queixas sexuais e demais problemas de relacionamento da modalidade em casal.

 

16. Sexualidade das minorias

Nesta disciplina o aluno vai aprender alguns princípios e práticas essenciais para o manejo das queixas sexuais em grupos minorizados.

 

17. Supervisão em TCS

Nesta disciplina o aluno vai aprender alguns princípios e práticas essenciais para a atuação como supervisor em saúde, tendo a chance de desenvolver conhecimentos e habilidades consistentes com uma prática de supervisão baseada em evidências.

 

18. Medicina Sexual

Nesta disciplina o aluno vai entrar em contato com alguns temas importantes que influenciam a sexualidade e que são objeto de estudo da medicina sexual e que precisam ser considerados ao avaliar e tratar queixas sexuais.

 

19. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

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Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Sexual

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TCC opcional*

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Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 6 meses

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