O papel da leitura na formação social: Desafios e possibilidades de trabalho na educação infantil

Educação

O papel da leitura na formação social: Desafios e possibilidades de trabalho na educação infantil

Área de estudo: Faculdade Focus

Tags: Leitura, educação infantil, desafios, possibilidades

Data da publicação: 07/11/2022

Autor: Laís Maciel Barbosa

Orientador: Kamyla Katsue Kawashita

Ler é uma atividade que ultrapassa o sentido de apenas decodificar palavras. A leitura é, sem dúvida, uma ferramenta essencial para formação do indivíduo. Como os primeiros anos de vida do sujeito são determinantes para o seu desenvolvimento a longo prazo, introduzir essa prática é fundamental para que ela se torne um cidadão ativo, crítico e participativo, ciente do seu lugar no mundo. Os benefícios dessa atividade são inúmeros para a criança: amplia a criatividade, aumenta o vocabulário, ajuda na concentração e impulsiona o desenvolvimento cognitivo de modo geral. No entanto, trabalhar com a leitura, especialmente na Educação Infantil, pode se constituir em uma tarefa bastante desafiadora. Apesar de todos os avanços, ainda hoje existem diversos obstáculos a serem superados no processo de oferecer uma educação de qualidade e que seja realmente transformadora na vida das pessoas. Fatores como a família, a instituição escolar e até mesmo a prática do professor em sala de aula são condições determinantes para o sucesso ou fracasso da leitura. No entanto, apesar das dificuldades que envolvem essa prática, existem inúmeras possibilidades de trabalho que podem ser desenvolvidas, envolvendo todos os participantes do processo educativo e oferecendo bons resultados para o aluno. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo descrever, a partir de uma investigação teórica, o papel da leitura na formação social do indivíduo, com enfoque na Educação Infantil, buscando analisar os desafios e possibilidades de trabalho relacionadas a esse universo tão vasto e promissor e que tem o potencial para transformar a sociedade.