Pós-Graduação

Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno do Espectro Autista

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Fábio Coelho da Conceição

Sobre a Pós-graduação

 

A Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno do Espectro Autista é ideal para profissionais das áreas da saúde e educação que desejam se especializar no manejo e intervenção de indivíduos com TEA. O curso combina fundamentos teóricos e práticos, proporcionando ferramentas para compreender e aplicar a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no dia a dia.

Com uma abordagem prática e baseada em evidências, o programa explora temas como avaliação funcional, desenvolvimento de habilidades sociais, estratégias de ensino e manejo de comportamentos disruptivos. Além disso, o curso aborda metodologias de ensino individualizado e comunicação alternativa, promovendo a inclusão e autonomia dos indivíduos atendidos.

Com um corpo docente experiente e uma metodologia inovadora, a especialização prepara os alunos para atuar com excelência em contextos clínicos e educacionais, promovendo impacto positivo e transformador na vida das pessoas com TEA e suas famílias.

 

Para ingressar na pós-graduação, é necessário possuir diploma de curso superior em áreas relacionadas à saúde ou educação.

 

1. Princípios básicos da análise do comportamento

Autismo, sinais, diagnóstico e comorbidades; práticas baseadas em evidências e ABA; bases filosóficas da ABA e conceitos fundamentais.

2. Comportamento verbal

Definição de comportamento verbal; operantes verbais: mando, tato, intraverbal, ecoico, textual e transcrição; comportamento autocrítico e resposta de ouvinte.

3. Medidas comportamentais

Observação científica do comportamento; tipos de registro e medidas; procedimentos para registrar e medir o comportamento e representação gráfica de dados.

4. Avaliação funcional

Definição e aplicação da avaliação funcional; variações do modelo experimental; compreensão do comportamento por meio da avaliação funcional.

5. Avaliação de repertório comportamental

Avaliação de preferências; planejamento de intervenção individualizada; protocolos de avaliação como VB-MAPP e Portage; elaboração de currículos individualizados.

6. Estratégias de ensino

Modelagem, modelação, videomodelação; ensino por tentativas discretas, ensino naturalístico; análise de tarefas e encadeamento.

7. Ensino de habilidades de linguagem

Ensino do mando, tato e intraverbal; ecoico e resposta de ouvinte; pareamento estímulo-estímulo; nomeação e comunicação alternativa.

8. Comunicação alternativa

Fundamentos da comunicação alternativa; avaliação das necessidades comunicativas; uso do sistema PECS e tecnologias assistivas; inclusão social e educacional.

9. Redução de comportamentos disruptivos

Definição e avaliação de comportamentos inadequados; manejo de antecedentes, procedimentos de extinção e reforçamento diferencial.

10. Ensino de habilidades funcionais

Habilidades de alimentação, higiene pessoal, vestuário e uso do banheiro; desenvolvimento da autonomia em atividades diárias.

11. Ensino de habilidades acadêmicas

Discriminação simples e condicional; emparelhamento ao modelo; alfabetização e desenvolvimento de habilidades acadêmicas em TEA.

12. Habilidades sociais

Habilidades sociais na infância, regulação emocional, intervenções mediadas por pares e habilidades sociais em adolescentes e adultos.

13. Ética e assentimento

Princípios éticos na ABA; consentimento informado, assentimento em populações vulneráveis e responsabilidade ética do profissional.

14. Planejamento e implementação de ensino (PDI)

Estabelecimento de metas mensuráveis, monitoramento do progresso e colaboração com famílias e profissionais na implementação do PDI.

15. Inter e transdisciplinaridade na perspectiva da ABA

Colaboração entre profissionais de saúde e educação; modelos interdisciplinares e comunicação eficaz em equipes multidisciplinares.

16. ABA para além do paciente / educando

Ampliando a definição de unidade de intervenção; implementando formas complementares de intervenção e operacionalização de atividades complexas.

17. Metodologia científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada no Transtorno do Espectro Autista

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 12 meses

Portaria do Curso no MEC