Pós-Graduação

Pós-graduação em Docência do Ensino Superior

Educação

Sobre a Pós-graduação em Docência do Ensino Superior

 

O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Faculdade Focus tem a missão de reunir todos os saberes necessários para a formação de profissionais que tenham habilitação e interesse em lecionar no ensino superior.

 

Através de um rol de disciplinas criteriosamente selecionadas, reunimos os conhecimentos para uma formação sólida que visa proporcionar o aprendizado para a organização pedagógica no ensino superior, preparando o futuro professor para a sala de aula.

 

Oferecendo suporte teórico, metodológico e prático para o exercício da docência superior no ensino presencial ou na modalidade de educação à distância, o curso irá desenvolver as habilidades necessárias e indispensáveis para a prática na área acadêmica.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Psicologia do Desenvolvimento | 40H

Contexto histórico do surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Correntes teóricas mais importantes, principais estudiosos e suas contribuições para esse campo do conhecimento. Fases do desenvolvimento humano, abrangendo os aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Pressupostos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações no processo pedagógico. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana.

2. História da Educação | 40H

A natureza do processo educacional através da História. O papel da educação nas diversas experiências sociais e culturais humanas. A concepção de educação clássica - Egito, Grécia e Roma na Antiguidade. Princípios da Educação na Idade Média: a educação religiosa. Transformações Educacionais: a Pedagogia Renascentista, o Humanismo e o Iluminismo. Educação nos séculos XIX e XX: a educação para o trabalho e para a democracia. Concepções e práticas educativas no Brasil em diferentes contextos. A educação no período colonial: a educação jesuítica e reformas pombalinas. As reformas no Império e as iniciativas republicanas na educação. A organização do sistema educacional brasileiro. A escola brasileira no período populista, a ditadura e os desafios da democratização social e escolar.

3. Formação Docente para a Diversidade | 40H

Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.

4. Didática do Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

5. Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais | 40H

Trajetória histórica da educação. O que se deve entender por tecnologia. Informática na educação. Geração digital. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas no Ensino Superior. TIC e o novo paradigma educacional. TIC para formação de professores em EAD. TIC para mediação pedagógica no ensino superior.

6. Leitura e Escrita no Ensino Superior | 40H

Oralidade versus escrita; norma culta da língua e preconceito linguístico; reflexões críticas acerca da leitura; diferenças entre gêneros e tipos textuais; fatores de textualidade (informatividade, situacionalidade, intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade, coesão e coerência); reconhecimento e produção de gêneros textuais acadêmicos: resenha, relatório, resumo, artigo; tópicos da escrita: pontuação, paragrafação, estrutura da sentença, concordância, regência, problemas de argumentação, elaboração de paráfrase.

7. Caminhos para o Estudante Universitário: Pesquisa, Mercado de Trabalho e Futuro Profissional | 40H

Compreensão do cenário acadêmico em relação ao desenvolvimento de pesquisa. Produção de textos acadêmicos com diversas finalidades. Leitura e compreensão de questões aplicadas nas diferentes edições do Enade. Análise dos níveis de leitura exigidos pelos textos-fonte e comandos das questões Enade da parte geral da prova: identificação, compreensão e interpretação. Avaliação de resultados e construção de estratégias de desempenho. Compreensão e avaliação dos diferentes cenários do mercado de trabalho.

8. Estudar e Aprender a Distância | 40H

Educação a distância. Técnicas de estudo. Estratégia de aprendizagem. Administração das ações. Construção do conhecimento a distância.

9. Atuação da Tutoria da Educação a Distância | 40H

Quem é o tutor na EaD. Diferentes tipos e modelos de tutoria. Funções e atribuições do tutor. O presencial/virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem a distância. Motivação. Diferentes práticas na ação tutorial. Desafios na/da prática em ambientes virtuais.

10. Avaliação da Educação e da Aprendizagem | 40H

Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.

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TCC opcional

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Conclusão mínima de 4 meses

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