Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade

Educação

Sobre a Pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade

 

A Pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade irá capacitar o profissional de educação que busca diferenciar e melhorar a sua prática pedagógica no atendimento de pessoas com necessidades especiais. O objetivo é de aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos e práticos que auxiliem os profissionais envolvidos no trabalho com as pessoas que necessitam de práticas específicas em busca do seu desenvolvimento integral.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Fundamentos da educação especial | 40H

Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.

2. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva | 40H

Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.

3. Novos caminhos para profissionais de educação | 60H

Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.

4. Metodologia do ensino da educação especial | 40H

Compreender a educação e suas perspectivas no contexto cultural e histórico; conhecer as orientações das políticas educacionais inclusivas; discorrer sobre a percepção que se tem do lugar e da função do educador e do aluno com deficiência; verificar se esses saberes sustentam as propostas curriculares implantadas nas instituições escolares; discorrer e analisar as metodologias para o trabalho com as diferentes deficiências; refletir a prática pedagógica inclusiva.

5. Comunicação Alternativa | 40H

A acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias. O ensino em ambientes informatizados A educação distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. A informática como instrumento de comunicação alternativa.

6. Tecnologia Assistiva | 40H

A acessibilidade. O objetivo da tecnologia assistiva. A tecnologia assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. A CIF e o desenho universal. Softwares de acessibilidade, funções e usos. Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade.

7. Psicomotricidade no contexto escolar | 40H

O trabalho psicomotor e suas áreas de atuação. Coordenações motoras. Psicomotricidade funcional: conceitos estruturais, globais e perceptivos. Psicomotricidade relacional. A psicomotricidade como prática educativa. Principais consequências da falta do estímulo psicomotor. Práticas psicomotoras: jogos e atividades.

8. Deficiência intelectual, física e psicomotora | 40H

Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem.

9. Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual | 40H

Escolarização do aluno com deficiência intelectual no paradigma da inclusão; desenvolvimento das funções psicológicas superiores; construção coletiva da proposta pedagógica; diversidade no currículo escolar; adaptação curricular; interação do professor com os alunos; importância da afetividade e do vínculo na motivação do aluno com deficiência intelectual; desenvolvimento da autonomia; importância da socialização na aprendizagem; avaliação da aprendizagem; relação entre família e escola.

Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC