Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Educação Infantil

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Dra. Marcia Tostes Costa Da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Educação Infantil

 

Moldar o futuro começa na sala de aula da Educação Infantil. Nesta fase crucial, onde os alicerces do aprendizado e do desenvolvimento socioemocional são construídos, a presença de um educador altamente qualificado é o diferencial que transforma vidas. A Pós-graduação em Educação Infantil foi desenhada para ser a sua ponte para a excelência, capacitando você a se tornar um verdadeiro protagonista no desenvolvimento integral das crianças e a transformar sua paixão em um impacto real e reconhecido no mercado.

 

Ao concluir esta especialização, você não será apenas um profissional com um novo certificado; você será um especialista preparado para os desafios contemporâneos da educação, apto a liderar projetos inovadores e a ocupar posições de destaque. Este é o investimento definitivo na sua carreira, o passo estratégico que separa o bom profissional do profissional de referência, abrindo portas para melhores oportunidades e maior reconhecimento. Assuma o seu lugar de vanguarda na educação. Dê o próximo passo e transforme o futuro – o das crianças e o seu.

 

Para quem é este curso

 

Para você, pedagogo, professor ou profissional com licenciatura que atua diretamente com a primeira infância e busca ir além do convencional. Se o seu objetivo é aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, dominar novas metodologias ativas e transformar sua sala de aula em um ambiente de descobertas, afeto e aprendizado significativo, esta especialização foi desenhada para impulsionar sua prática diária e torná-lo uma referência na área.

 

O curso também é ideal para gestores, coordenadores pedagógicos e diretores que almejam liderar equipes de alta performance, implementando projetos pedagógicos inovadores e alinhados às diretrizes da BNCC. Além disso, é a escolha certa para profissionais de áreas correlatas, como Psicologia e Fonoaudiologia, que desejam uma imersão no universo educacional, ou para quem planeja uma transição de carreira segura e qualificada para este campo apaixonante.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Psicologia do Desenvolvimento | 40h

Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 40h

Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.

Base Nacional Comum Curricular - BNCC | 40h

Base Nacional Comum Curricular: preceitos legais, fundamentos pedagógicos e caracterização dos diferentes ciclos da Educação Básica. Conteúdos curriculares para os ciclos da Educação Básica. Expectativas de qualidade para o sistema de educação de todo o país.

Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil | 60h

Histórico da Educação Infantil. Políticas públicas e a legislação da Educação Infantil no Brasil. Implicações pedagógicas no desenvolvimento cognitivo das crianças. Planejamento na Educação Infantil. BNCC. Organização do ambiente da Educação Infantil. Estratégias metodológicas adequadas para o ensino na Educação Infantil.

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita | 40h

Processo de aquisição da linguagem. Fonologia e morfologia. Sintaxe, semântica e pragmática. Distúrbios de linguagem oral. Produção e interpretação textual. Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Elementos para interpretação textual. Distúrbios da linguagem escrita.

Psicomotricidade | 40h

Fundamentação teórica sobre a história da psicomotricidade. Elementos de base da psicomotricidade, desenvolvimento e avaliação psicomotora. Teoria e prática da Educação. Reeducação, Clínica e Terapia psicomotoras. Influência da neurologia e da psicanálise na psicomotricidade e suas atuações grupais e individuais. Abordagens pluridimensionais da psicomotricidade na gerontomotricidade e na educação Especial. A afetividade na prática psicomotora.

Educação Inclusiva | 40h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação | 40h

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Educação Infantil

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 383,04