Pós-Graduação
Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
A língua portuguesa é uma língua românica que se originou no noroeste da Península Ibérica durante a Idade Média e se espalhou pelo mundo através dos processos de colonização, imigração e globalização. É língua oficial do Brasil e diversos outros países. Já a literatura brasileira é o estudo pautado em escritas e obras literárias, desde os tempos coloniais até a atualidade. Obras escritas em língua portuguesa. Referida literatura é diversa em gênero e estilo literários.
Um profissional da área de Educação que deseja aprimorar suas técnicas de ensino em relação à Língua Portuguesa e Literatura Brasileira deve ter uma formação ampla e multidisciplinar que contemple diferentes áreas do conhecimento, como a Linguística, a Psicologia, a Educação, Escolas e Movimentos Literários e a Pedagogia. Além disso, é importante que esse profissional esteja atualizado sobre as exigências legais e pedagógicas vigentes e que desenvolva práticas pedagógicas que valorizem a ludicidade, a interação social e a diversidade cultural.
A pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino dos profissionais educadores para o atendimento de crianças em idade pré-escolar, crianças e adolescentes do Fundamental I e II, bem como do Ensino Médio. Dessa forma, considerando uma formação ampla e multidisciplinar, e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, o profissional vai ampliar suas técnicas de ensino e seus métodos pedagógicos, bem como seus conhecimentos acerca de práticas lúdicas voltadas ao ensino da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, contribuindo, assim, para o melhor aprendizado dos alunos. O pós-graduado nesta área terá competências e habilidades suficientes para construir o conhecimento dos alunos sobre este assunto, além de ser estimulado a usar sua criatividade para as práticas pedagógicas pertinentes.
O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 40H
Levantamento e análise de problemas do ensino tradicional da língua portuguesa. Objetivos do ensino de língua materna. Abordagens metodológicas dedutiva e indutiva. Gramática internalizada, descritiva e normativa. Competência gramatical e competência comunicativa. Língua padrão real e língua padrão ideal. A Gramática Tradicional: origens, finalidades.
2. Práticas Pedagógicas da Língua Portuguesa | 40H
Linguagem e participação social. Linguagem, atividade discursiva e textualidade. Ensino e natureza da linguagem. Discurso e suas condições de produção, gênero e texto. Aprender e ensinar Língua Portuguesa na escola. Textos orais. Textos escritos. A especificidade do texto literário. Reflexão gramatical na prática pedagógica. Implicações da questão da variação linguística para a prática pedagógica. Conteúdos de Língua Portuguesa e temas transversais. Diversidade de textos. Que fala cabe à escola ensinar.
3. Teorias Linguísticas e Gramaticais | 60H
Estudo das concepções de linguagem e de língua sob diferentes perspectivas teóricas. Aspectos históricos, culturais e literários. Gramática, semântica e leitura básica. Correlação entre estruturas linguísticas do latim e do português. Analisar o funcionamento da linguagem nas situações de interação social e cultural.
4. Leitura e Interpretação de Textos Literários | 60H
A disciplina de Leitura e Interpretação de Textos Literários visa mostrar os modelos que orientaram, explícita ou implicitamente, a criação de textos literários ao longo da história da cultura. Assim propondo a investigação dos gêneros literários, procurando trazer informações de termos e conceitos, os textos mais importantes dos diferentes gêneros e subgêneros, bem como a classificação e semelhanças estabelecidas entre os textos, na medida em que eles foram se espelhando e interagindo uns com os outros.
5. Seminário de Gêneros Literários e Discursivos | 60H
A palavra gênero se originou do substantivo latino generu(m), que significa família, raça. Parece que a concepção de gênero, embora a palavra gênero possa um dia ser substituída, é permanente. A condição e a impureza dos gêneros, das espécies, das fôrmas, acabam, portanto, espero, de ter sido demonstrada.
6. Literatura Brasileira Contemporânea | 40H
A época. Após 1945 no Brasil a transformação foi enorme. Aos poucos novos valores vão surgindo na poesia. Em 1967 o poema-processo que muito se aproxima da escultura e da pintura surgiu. São muitas as características da poesia atual. Elas variam do Concretismo ao Poema-Processo e Poema-Práxis, mas há uma semelhança entre ambas. Por que ensinar literatura contemporânea na escola?
7. Literatura Infanto-juvenil Brasileira | 40H
A literatura infanto-juvenil: conceito e evolução. A relação entre cultura popular e a literatura. A influência e a importância da literatura infanto-juvenil para o ensino e a aprendizagem no ensino fundamental. A literatura infanto-juvenil brasileira: principais autores. O conto de fadas, a narrativa e teatro infanto-juvenil. O livro didático e a literatura para crianças. Experiências e projetos de ensino da literatura infanto-juvenil nas séries iniciais do ensino fundamental.
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.
Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC