Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Biologia

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Biologia

 

Em um mundo que exige mais do que a simples memorização de conceitos, ensinar Biologia tornou-se a arte de despertar a curiosidade e conectar os alunos com a vida. A Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Biologia da Faculdade Focus é a sua ponte para essa transformação. Desenvolvemos este curso para educadores que não se contentam com o básico e buscam ir além, permitindo que você domine técnicas de ensino inovadoras e se torne uma verdadeira referência em sala de aula, capaz de criar experiências de aprendizado que marcam para sempre.

 

Ao concluir esta especialização, você não terá apenas um novo certificado; terá a confiança e as ferramentas para liderar a inovação educacional em sua instituição. Este curso não é um custo, mas o investimento mais estratégico que você pode fazer na sua carreira, abrindo portas para melhores oportunidades, reconhecimento profissional e, o mais importante, um impacto real e duradouro na formação de seus alunos. Prepare-se para ser o protagonista da sua trajetória e o educador que o futuro da Biologia precisa.

 

Para quem é este curso

 

Este curso foi desenhado para você, professor(a) de Biologia ou Ciências, que atua na Educação Básica e sente a necessidade de ir além do tradicional para realmente cativar seus alunos. Se você busca estratégias para transformar aulas expositivas em experiências de aprendizado dinâmicas e significativas, ou é um recém-licenciado em Ciências Biológicas determinado a iniciar sua carreira com um repertório de práticas inovadoras, aqui é o seu lugar. É para o profissional que deseja dominar novas ferramentas e abordagens para despertar a curiosidade científica e tornar o conhecimento biológico relevante para o dia a dia dos estudantes.

 

Também é ideal para bacharéis em Biologia ou áreas afins que planejam uma transição de carreira para a docência e buscam uma especialização sólida para se destacar no mercado. Se seu objetivo é se atualizar, aprofundar seus conhecimentos em metodologias ativas, ensino por investigação e uso de tecnologias educacionais, ou mesmo almejar um cargo de coordenação pedagógica, esta pós-graduação fornecerá as competências para que você se torne um educador mais confiante, criativo e capaz de gerar um impacto duradouro na formação de seus alunos.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Metodologia do Ensino da Biologia | 60h

Fundamentos básicos da biologia. Conhecimento biológico. História da biologia. Ensino da biologia no Brasil. Prática pedagógica. Introdução aos métodos de ensino. Metodologias de ensino-aprendizagem. Metodologia e planejamento de ações didáticas. Elaboração do planejamento e avaliação do ensino. Implementação de projetos interdisciplinares. Recursos de ensino. Regulamentações oficiais de ensino. Aspectos da conservação de ensino. Implementação e desenvolvimento da avaliação. Regimento do ensino da biologia, Aspectos éticos.

Biologia Celular | 40h

Níveis de organização da estrutura biológica. Noções básicas de microscopia. Organização geral das células procarióticas e eucarióticas. Organização estrutural e funcional das células eucarióticas animais. Ciclo celular. Sinalização celular. Membranas biológicas. Transporte através de membranas. Estrutura, composição química e funções das organelas celulares.

Bioquímica Humana | 40h

Química de Aminoácidos e Peptídeos. Proteínas. Enzimas. Vitaminas. Lipídios. Carboidratos. Metabolismo Orgânico – Visão Geral. Metabolismo dos Lipídios. Metabolismo dos Carboidratos. Ciclo do Ácido Cítrico (Ciclo de Krebs). Cadeia Transportadora de Elétrons. Fosforilação Oxidativa. Metabolismo de Aminoácidos.

Genética Humana | 40h

Aspectos genéticos do ciclo celular. Bases genéticas da hereditariedade. Estrutura e função dos genes. Mutação. Citogenética clínica: princípios gerais e anomalias autossômicas e sexuais. Padrões de herança monogênica. Imunogenética. Erros inatos do metabolismo. Genética de populações.

Ecologia e Limnologia | 40h

Ecologia. Ecossistema. Ecologia e limnologia. Ciclos biogeoquímicos. Propriedades da água. Química aquática. Ambientes lóticos e lênticos. Impactos antrópicos. Tratamento de efluentes.

Didática | 60h

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

Avaliação da Aprendizagem | 40h

Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.

Educação e Tecnologias | 60h

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Biologia

100% online

Estude onde e quando quiser

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 383,04