Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

 

Ensinar História é muito mais do que narrar o passado; é construir pontes para o futuro, formando cidadãos críticos e conscientes. Em um mundo de rápidas transformações e excesso de informação, o papel do professor de História nunca foi tão crucial. A Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História foi desenhada para você, educador que busca ir além do convencional e transformar suas aulas em experiências de aprendizado inesquecíveis. Com este curso, você irá dominar as mais inovadoras abordagens pedagógicas e se tornará um profissional capaz de despertar o interesse genuíno dos alunos, deixando um legado que transcende a sala de aula.

 

Este curso é um investimento estratégico no seu futuro profissional. Ao concluí-lo, você não será apenas um especialista em Metodologia de Ensino de História, mas um educador de referência, preparado para assumir novos desafios, liderar projetos pedagógicos inovadores e se destacar em processos seletivos e progressões de carreira. Dê o passo decisivo para se tornar o professor que inspira, que provoca a reflexão e que verdadeiramente transforma vidas através do conhecimento histórico. O futuro da educação e o avanço da sua carreira começam aqui.

 

Para quem é este curso

 

Você é professor(a) de História e sente que precisa de novas ferramentas para engajar seus alunos e tornar suas aulas inesquecíveis? Ou talvez seja um recém-licenciado em História, Pedagogia ou áreas afins, buscando um diferencial para entrar no mercado de trabalho com segurança e criatividade? Este curso foi desenhado para quem deseja superar a aula expositiva tradicional, transformando o ensino de História em uma experiência dinâmica, crítica e conectada com a realidade dos estudantes.

 

Se o seu objetivo é se atualizar para os novos desafios da educação, aprofundar seus conhecimentos para se tornar uma referência na área, ou buscar uma progressão na carreira, esta especialização oferece o caminho prático e teórico que você procura. É ideal para educadores que querem dominar desde o uso de tecnologias e fontes históricas diversas até a criação de projetos inovadores, sentindo-se mais confiantes e preparados para formar cidadãos conscientes e apaixonados pelo conhecimento histórico.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Teoria da História | 60h

A História e a Sociedade. Os conceitos históricos e a sua relação com a sociedade. O que é a História e o que são suas teorias. Quais os principais eventos históricos e quais seus impactos na sociedade. Quem foram os principais teóricos da história e suas principais correntes filosóficas. Qual a aplicabilidade do estudo da história no entendimento da sociedade contemporânea.

Historiografia | 40h

Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos da historiografia, desde suas origens até os debates contemporâneos. Abordagem de diferentes paradigmas históricos, conceitos de objetividade e verdade, bem como das múltiplas correntes e escolas historiográficas (idealismo alemão, positivismo, materialismo histórico, Escola dos Annales, micro-história, história cultural, história ambiental, entre outras). Análise crítica do desenvolvimento da historiografia no Brasil, desde o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) até os debates atuais, destacando temas como história regional, história do tempo presente, escravidão, gênero e ambiental. Reflexão sobre as influências de Michel Foucault e das teorias linguísticas no estudo do passado, e sobre os usos políticos e sociais da história em diferentes contextos (século XIX, Guerra Fria, Golpe de 1964, etc.).

História Contemporânea | 40h

O Mundo Pós-Segunda Guerra Mundial: Acordos pós-guerra, Guerra Fria e descolonização – processos de independência das colônias africanas e asiáticas. Movimentos de Libertação Nacional - Descolonização na África – independência de países como Argélia, Angola e Quênia, e líderes como Nelson Mandela e Patrice Lumumba. Independência na Ásia e revolução cubana. A Guerra Fria e a Ordem Bipolar - Disputas na Europa e Ásia, corrida espacial e crise dos mísseis em Cuba. Globalização e Transformações Contemporâneas - Queda do Muro de Berlim, revolução tecnológica, terrorismo e desafios ambientais, mudanças climáticas, preservação ambiental e sustentabilidade.

Educação e Tecnologias | 40h

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

Avaliação da Aprendizagem | 40h

Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.

Didática | 40h

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

Metodologias Ativas | 60h

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,

Metodologia do Ensino de História | 60h

Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história. O saber histórico: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 383,04