Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Neurociência e Alfabetização

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Carla Cristina Dos Santos Da Silva

Sobre a pós-graduação

 

O curso de pós-graduação em Neurociência e Alfabetização promove a integração entre fundamentos da neurociência e práticas pedagógicas inovadoras, oferecendo aos profissionais da educação conhecimentos científicos aplicados à alfabetização. A proposta é formar educadores capazes de compreender como o cérebro aprende, e de aplicar metodologias eficazes que potencializam o desenvolvimento das crianças nos processos de leitura e escrita.

Com disciplinas que abordam desde a neurociência cognitiva até a ética acadêmica, o curso proporciona uma formação sólida e abrangente. São estudados temas como desenvolvimento infantil, processamento auditivo, linguagem, aspectos metafonológicos, ortografia, neurovisão, transtornos visuais, inclusão escolar e uso de tecnologias digitais como apoio à alfabetização, além de conteúdos que fortalecem a escrita científica e a prática de pesquisa.

Voltado a professores e profissionais da educação, o curso busca alinhar teoria e prática, assegurando que o conhecimento adquirido possa ser imediatamente aplicado em sala de aula. A formação prioriza a atuação inclusiva e baseada em evidências, capacitando o educador a transformar sua prática pedagógica com ferramentas inovadoras, sensíveis às demandas cognitivas e emocionais dos estudantes.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior.

 

1. Neurociência cognitiva e os fundamentos da alfabetização

Arquitetura cerebral e aprendizagem; funções executivas, atenção e memória; plasticidade cerebral; impacto das emoções na aprendizagem; relação entre cognição, comportamento e alfabetização.

2. Neurociência do desenvolvimento infantil

Fundamentos da neurociência do desenvolvimento aplicados à educação infantil; processos estruturantes do cérebro humano; conexões neurais; marcos do desenvolvimento cognitivo e emocional; funções executivas, autorregulação e linguagem desde a infância.

3. Neurociência e aprendizagem na infância

Relação entre emoção e cognição; estresse tóxico e desenvolvimento cerebral; autorregulação e comportamento infantil; funções executivas aplicadas à aprendizagem; estratégias pedagógicas neurocompatíveis.

4. Processamento auditivo e aquisição da linguagem escrita

O papel das habilidades auditivas no desenvolvimento da linguagem e na alfabetização; percepção e discriminação auditiva; memória auditiva e consciência fonológica; estratégias pedagógicas de estimulação e adaptação.

5. Linguagem e alfabetização: da oralidade à escrita

Desenvolvimento da linguagem oral; etapas do desenvolvimento linguístico infantil; transição da oralidade para a escrita e importância das estruturas linguísticas no processo de alfabetização.

6. Aspectos metafonológicos e as bases da leitura e escrita

Fundamentos e níveis da consciência fonológica, incluindo sílabas, rimas e fonemas; práticas para estimulação em sala de aula; avaliação, adaptação e estratégias pedagógicas voltadas à leitura e escrita.

7. A construção da escrita: teoria e psicogênese

Psicogênese da língua escrita; perspectiva fônica; desafios cognitivos e linguísticos da alfabetização; papel da consciência fonológica; relação letra–som e desenvolvimento progressivo da escrita.

8. Fundamentos da neurovisão e aprendizagem

Neurociência do sistema visual aplicada à aprendizagem; percepção visual; desenvolvimento do córtex visual; neuroplasticidade; dificuldades visuais que impactam a leitura; estratégias pedagógicas com foco na visão.

9. Transtornos visuais e intervenções neuroeducativas

Dificuldades visuais e triagem escolar; sinais de alerta; adaptações pedagógicas; intervenções neuroeducacionais que favorecem a inclusão.

10. Neuroeducação, comportamento e inclusão escolar

Relações entre comportamento, dificuldades emocionais e aprendizagem; identificação de sinais como ansiedade, agressividade, TEA e TDAH; efeitos de medicações; práticas inclusivas fundamentadas em neurociência.

11. Consciência metatextual e escrita avançada

Definição de consciência metatextual; relação com metalinguagem e metacognição; desenvolvimento da competência comunicativa e textual; estratégias pedagógicas para o aprimoramento da escrita.

12. Ortografia e escrita: teoria e prática

Ensino da ortografia; métodos fonético, visual e morfológico; estratégias de correção contextualizada; práticas de autocorreção; introdução da letra cursiva.

13. Planejamento didático e sequências didáticas

Planejamento docente; construção de sequências didáticas alinhadas à BNCC; uso de tecnologias digitais; avaliação formativa e aprendizagem significativa.

14. Tecnologias digitais educacionais como apoio para a alfabetização

Integração de tecnologias digitais na alfabetização; jogos, plataformas gamificadas e metodologias ativas; engajamento, autonomia e aprendizagem em ambientes diversos.

15. Escrita acadêmica e publicação científica

Elaboração de artigos científicos; busca por referências; uso de bases acadêmicas; aplicação de normas; submissão em periódicos; boas práticas de publicação.

16. Fundamentos da pesquisa científica e ética acadêmica

Tipos de pesquisa; estrutura de projetos; coleta e análise de dados; redação científica; normas técnicas; ética acadêmica; integridade científica; revisão por pares; plágio e originalidade; responsabilidade dos pesquisadores.

Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Neurociência e Alfabetização

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC