Pós-Graduação

Pós-graduação em Psicologia Organizacional

Saúde

Sobre a Pós-graduação em Psicologia Organizacional

 

Vivemos a era da globalização e, com ela, temos a oportunidade de conviver e trabalhar com pessoas de diferentes perfis de personalidade e comportamentais, algo fundamental para construirmos empresas inovadoras. A inovação surge desta incrível experiência que a diversidade tem nos proporcionados.

 

Neste sentido, é fundamental a presença de gestores capazes de gerir, monitorar e conduzir pessoas com diferentes perfis.Sendo assim, a Pós-graduação em Psicologia Organizacional da Faculdade Focus tem como missão formar profissionais capazes de atuar nas organizações com a meta de desenvolver, capacitar, reter e motivar seus talentos.

 

Os custos da dinâmica admissão, demissão, onera as organizações, mostrando ser de suma importância termos processos organizacionais mais eficientes e alinhados com uma perspectiva contemporânea de moderna gestão do capital humano.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Gestão de Pessoas | 80H

Relação interpessoais. Planejamento estratégico de recursos humanos. Processo de recursos humanos. Recrutamento e seleção de pessoal. Dinâmicas de grupo. Cooperação e competição. Motivação nas organizações. Gestão de cargos e salários. Comunicação e suas interfaces. Importância do feedback. Gerenciamento de conflitos. Aspectos de liderança. Mudanças no ambiente de negócios. Gestão estratégica de pessoas nas organizações.

2. Gestão do Conhecimento nas Organizações | 40H

O que são Organizações do Conhecimento. A Gestão do Conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional. As principais práticas de Gestão do Conhecimento nas Organizações. Estratégias para a criação e o compartilhamento do conhecimento. Pensando estratégias para a Transferência do Conhecimento. Práticas de Gestão do Conhecimento nas Empresas e no Serviço Público. O Diagnóstico de Gestão do Conhecimento nas Organizações e o Mapeamento das Práticas de GC. Obstáculos para a implantação da GC. Elementos facilitadores da GC. Como instituir a Gestão do Conhecimento na Organização. A Gestão do Conhecimento e a Inovação nas Organizações. O Design Thinking como estratégia de inovação.

3. Comportamento Organizacional | 40H

Desafios da contemporaneidade. Novos modelos de trabalho. Importância da liderança. Importância dos valores. Competências essenciais. Medo no ambiente de trabalho. Diferencial competitivo. Competência social. Motivação e automotivação. Importância da liderança. Ferramentas de liderança. Inteligência emocional. Conexão entre percepção e tomada de decisão. Modelos de tomada de decisão. Comunicação e formas de comunicação. Trabalho em equipe. Implantação de mudanças. Causas de conflito. Negociação.

4. Ética, Governança e Transparência | 40H

Ética e transparência no setor público: programas de compliance no cenário brasileiro. Governança pública (aspectos, teorias, governança e governabilidade). Licitações, convênios e parcerias. Estatuto jurídico da empresa pública. Transparência (prestação de contas). Combate à corrupção no Brasil e em outros países. Governança na gestão pública brasileira.

5. Psicologia Geral e do Desenvolvimento | 40H

Noções sobre Psicologia. Psicologia do Desenvolvimento. Métodos e teorias do desenvolvimento humano. Influência genética e ambiental no desenvolvimento humano. Desenvolvimento pré-natal e nascimento. Desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social em todas as fases do desenvolvimento (da infância à velhice).

6. Psicologia das Organizações: Desafios da Gestão Contemporânea | 40H

Principais conceitos da psicologia, suas correntes de aplicação e principais atribuições. A estrutura da personalidade e suas principais teorias de desenvolvimento. A formação do aparato cognitivo e sua importância na gestão de empresas. A psicologia organizacional, seu nascimento e o foco no trabalho industrial. O novo ser social, sua definição e papel no mercado contemporâneo. Os principais elementos de sustentação à competitividade e a relevância dos modelos mentais. A Sociedade Informacional X a Sociedade do Conhecimento. O papel da psicologia organizacional no gerenciamento contemporâneo. A gestão de conflitos, entraves individuais e em grupos de trabalho, mundos internos e a percepção de pessoa como ferramenta na gestão de equipes. Os novos modelos mentais e as estruturas gerenciais de alta performance. Gestão do conhecimento e os desafios da liderança média. A matricial de conhecimento e a psicologia organizacional como força motriz da inovação. O novo trabalhador e o foco na laboridade. Novas estruturas mentais x inteligência artificial. O futuro do gestor organizacional.

7. Negociação e Gestão de Conflitos | 40H

Processo de negociação. Propósito da negociação. Modelos, estilos e comportamentos de negociadores. Administração de conflitos. O processo do conflito. Comportamento ético e confiança. Efeitos do conflito. Metas e resultados. O poder de barganha (custo, valor e poder). Negociações empresariais. Riscos e incertezas. Análise de propostas.

8. Gestão por Competências | 40H

1. Definição de competências. 2. Perfil do gestor nos tempos atuais. 3. Gestão do desenvolvimento de carreira por competências. 4.Modelos de gestão por competência 5. O mapeamento e a descrição das competências na gestão com pessoas. 6.As competências individuais e seu alinhamento nas organizações.

9. Avaliação do Desempenho de Pessoas | 40H

Gestão da avaliação de desempenho e competências (evolução e conceitos). As diferentes concepções de avaliação e suas manifestações na prática. Métodos tradicionais de avaliação do desempenho. Método moderno de avaliação do desempenho. Aplicações da avaliação do desempenho.

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Conclusão mínima de 4 meses

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