Pós-Graduação

Pós-Graduação em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva

Educação

Sobre a Pós-graduação em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva

 

A educação especial e inclusiva é fundamental para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa, proporcionando a todos os alunos as oportunidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. No curso de Pós-graduação em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva, nossa proposta é ir além da prática psicopedagógica tradicional, adentrando as camadas das interações entre educação especial e inclusão escolar. Ao combinar o estudo detalhado de diversas abordagens psicopedagógicas com uma análise crítica das políticas e legislações de apoio ao psicopedagogo, pretendemos oferecer uma experiência enriquecedora e transformadora.

 

Com uma matriz curricular cuidadosamente estruturada, o curso explora os fundamentos da História da Educação Especial e Inclusiva, além das práticas institucionais e clínicas da Psicopedagogia. Os acadêmicos terão acesso a conteúdo que abrangem desde a Psicopedagogia Institucional e Clínica até a Educação Especial e a Inclusão Escolar, capacitando-os a entender e aplicar estratégias inclusivas no ambiente educacional. Esta formação completa permitirá aos profissionais desenvolver uma compreensão profunda das práticas psicopedagógicas e das políticas educacionais inclusivas.

 

Ao final do curso, nossos acadêmicos estarão preparados para aplicar seus conhecimentos de maneira prática em contextos escolares, clínicos ou em políticas educacionais, promovendo uma educação mais acessível e justa para todos os alunos. Esta jornada inspiradora desafiará os acadêmicos a explorarem novas perspectivas e a contribuírem ativamente para a transformação do cenário educacional.

 

Para quem é este curso

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas à atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. História da Educação Especial e Inclusiva | 40H

Esta disciplina tem como objetivo geral oferecer uma compreensão abrangente da evolução da educação especial e inclusiva no Brasil, destacando os marcos históricos, as políticas públicas, os desafios e as conquistas que moldaram a atual paisagem educacional para estudantes com necessidades especiais. Visa preparar educadores, gestores e demais profissionais da educação para atuarem de forma crítica e inovadora no desenvolvimento de práticas educativas que sejam verdadeiramente inclusivas.

 

2. Psicopedagogia I | 60H

Esta disciplina busca fornecer uma visão abrangente sobre as origens, evolução e o campo de atuação da Psicopedagogia, destacando suas contribuições para a compreensão e intervenção nos processos de aprendizagem, bem como explorar as divisões clínica e institucional da Psicopedagogia, com ênfase especial na atuação hospitalar e educacional.

 

3. Psicopedagogia II | 60H

A disciplina busca fornecer uma compreensão da psicopedagogia institucional no contexto escolar e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como explorar as diversas influências teóricas e metodológicas na Psicopedagogia, assim como o uso de testes psicopedagógicos e de atenção para avaliar aptidão e raciocínio, e desenvolver competências para a aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente.

 

4. Legislação e Política de Apoio ao Psicopedagogo | 40H

Esta disciplina visa proporcionar aos alunos conhecimento aprofundado sobre a legislação e políticas de apoio relevantes para a atuação do psicopedagogo, com foco especial na educação especial e inclusiva e no atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem.

 

5. Processo Educacional Especial e Inclusivo | 40H

A disciplina tem como objetivo geral fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente dos fundamentos, desafios e estratégias do processo educacional especial e inclusivo, abordando os seguintes temas: educação inclusiva, reorganização da escola e flexibilização do ensino; organização do currículo na educação inclusiva; comportamento autista; processo educacional do aluno com deficiência mental; educação de surdos.

 

6. A Educação Especial e a Inclusão Escolar | 60H

Apresenta não apenas os fundamentos teóricos da Educação Especial, mas também práticas pedagógicas e adaptações ambientais necessárias para uma verdadeira inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Estuda as diretrizes legais, tecnologias assistivas e estratégias de implementação de uma escola acessível, construindo, assim, um ambiente educacional inclusivo e acolhedor para todos.

 

7. Psicopedagogia Institucional e Clínica | 40H

Fundamentos da Psicopedagogia Institucional; Aspectos da Psicopedagogia Clínica; Dinâmicas de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Métodos de Avaliação Psicopedagógica; Estratégias de Intervenção Psicopedagógica; Teorias e Modelos em Psicopedagogia; Desafios em Aprendizagem: Diagnóstico e Intervenção; Contextos Diversificados de Atuação Psicopedagógica; Inovação e Tendências em Psicopedagogia; Práticas de Inclusão Escolar e Social; Ética e Responsabilidade Profissional em Psicopedagogia.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

A disciplina não contém videoaulas.

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

A disciplina não contém videoaulas.

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC
Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC