Desenvolvendo competências necessárias para suplantar a defasagem no ensino pós-pandemia

Educação

Desenvolvendo competências necessárias para suplantar a defasagem no ensino pós-pandemia

Área de estudo: Faculdade Focus

Tags: Pós-pandemia, educação, defasagem

Data da publicação: 24/04/2022

Autor: Thais Estrella Scherer Latsch

Orientador: Jaqueline Olga Vasconcelos

O início da pandemia causada pelo corona vírus COVID-19 afetou diversas áreas pelo mundo e trouxe consequências políticas, econômicas, sociais e educacionais. Com a necessidade do isolamento social, levantaram-se debates sobre o uso de tecnologias da informação no sistema educacional para atividades não presenciais. Devido ao fechamento das escolas, o ensino remoto predominou, exigindo um novo educador que precisou se reinventar, se adaptar às novas tecnologias, metodologias e transformações para ensinar. Como consequência disso, desafios educacionais surgiram e ficou evidente a necessidade de desenvolver novas competências para garantir aprendizagem de qualidade a todos. A principal problematização que essa pesquisa bibliográfica apresenta é como desenvolver as competências necessárias para suplantar toda a defasagem no ensino pós-pandemia? Com base na neurociência educacional, devemos repensar práticas pedagógicas ativas capazes de estimular o aprendizado e o desenvolvimento do aluno como sujeito pleno. O Artigo, com metodologia focada na pesquisa bibliográfica e exploratória, aborda as habilidades necessárias para suplantar a defasagem no ensino. O objetivo geral pretende demonstrar a necessidade de um planejamento estruturado às práticas escolares, essenciais ao enfrentamento da evasão escolar, dificuldades de aprendizagem e falta de motivação que levam a desistências. Como resultados observou-se que por meio da educação é preciso repensar a escola como um todo, reorganizar práticas, a sala de aula, a maneira de pensar a didática e realizar um novo planejamento pedagógico para o desenvolvimento das competências necessárias para suplantar a defasagem no ensino. Em sua conclusão, nota-se um cenário de mudanças na educação, em que tecnologias podem se tornar aliadas que rompem com aulas passivas e tornam-se reflexivas, agregando referências para a construção coletiva do conhecimento.