Novas tecnologias na educação inclusiva de crianças com síndrome de down

Educação

Novas tecnologias na educação inclusiva de crianças com síndrome de down

Área de estudo: Faculdade Focus

Tags: Novas Tecnologias, Educação Inclusiva, Síndrome de Down,

Data da publicação: 01/08/2022

Autor: Fernanda Gomes Alves

Orientador: Kamyla Katsue Kawashita

A criança com Síndrome de Down geralmente apresenta algumas dificuldades: atraso no desenvolvimento físico e mental, desenvolvimento tardio das atividades motoras, dificuldades de audição e visão, dificuldades na linguagem, déficit de memória, concentração curta e grandes dificuldades em atividades prolongadas. Esses fatores interferem na aprendizagem dessas crianças e muitos professores não sabem lidar com isso. Com o grande avanço das novas tecnologias nos dias atuais ela facilita a inclusão de crianças com Síndrome de Down nas redes regulares de ensino. É um meio inovador importante para a estimulação da criança, ou seja, é uma forma natural da criança entrar em contato com a realidade, estimular interesse e construir novos conhecimentos. Faz-se necessário identificar como as novas tecnologias auxiliam no processo de aprendizagem das crianças com Síndrome de Down, estimulando o desenvolvimento cognitivo e motor. Levando em consideração a necessidade de uma inclusão que seja de fato inclusiva, a presente pesquisa se apresentará como um artigo de revisão, constituindo-se pesquisa bibliográfica. Com o uso das novas tecnologias como método de ensino e aprendizagem, os alunos com Síndrome de Down sentem-se mais motivados a aprender. A partir do momento em que eles se veem em iguais condições que os outros alunos, mexendo nos computadores e aprendendo da mesma forma, há uma maior motivação em estar na escola. O uso do computador ajuda a melhorar a coordenação psicomotora da criança e seu raciocínio lógico, buscando também desenvolver sua autonomia e inclusão social. Isso é algo que facilita a inclusão do aluno com síndrome de Down no ensino regular, mas para que possa se concretizar é preciso capacitar os professores das escolas regulares para receberem esses alunos