Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar

 

A coordenação pedagógica é o coração pulsante de uma instituição de ensino, o pilar que sustenta a qualidade e a inovação educacional. Em um cenário que exige liderança estratégica e a capacidade de transformar desafios em oportunidades, a Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar é a sua ponte definitiva para a excelência. Aqui, você desenvolverá uma visão sistêmica da gestão escolar que gera resultados reais e impactam positivamente toda a comunidade acadêmica.

 

Ao concluir este curso, você não será apenas um especialista, mas um líder educacional preparado para se tornar uma referência em sua instituição e um agente de transformação na educação brasileira. Este não é apenas um diploma; é um investimento estratégico no seu futuro, o passo decisivo para alavancar sua carreira, alcançar novas posições e obter o reconhecimento profissional e financeiro que você merece. Assuma o protagonismo da sua jornada e esteja preparado para liderar o futuro da educação com confiança e competência.

 

Para quem é este curso

 

Este curso é para você, pedagogo, licenciado ou professor, que sente o chamado para ir além da sala de aula e assumir um papel de liderança transformadora na educação. Se você busca as ferramentas certas para gerir equipes, mediar conflitos e construir projetos pedagógicos inovadores, esta especialização é o caminho para se tornar o coordenador pedagógico que inspira e faz a diferença.

 

É também ideal para coordenadores e gestores escolares já atuantes que desejam aprofundar seus conhecimentos, encontrar soluções eficazes para os desafios diários da gestão escolar. Se você busca consolidar sua liderança com uma base teórica robusta, ou é um profissional graduado que almeja uma transição de carreira segura para o ambiente de gestão educacional, aqui você encontrará o preparo definitivo.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Gestão Educacional | 60h

A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.

Supervisão e Orientação Escolar | 60h

O que significa Supervisão e Orientação Escolar? Qual a trajetória da Supervisão e Orientação Escolar no Brasil? Os Impactos e Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Supervisão e Orientação Escolar no contexto educacional. Desafios e Avanços na da Supervisão e Orientação Escolar no atual contexto da educação. Supervisão e Orientação escolar como agentes integradores e transformadores na escola. Atuação e perspectivas do Supervisor e Orientador Escolar. Práticas de Orientação Escolar na Infância e na Adolescência. Supervisão e Orientação Escolar no contexto do Projeto Político Pedagógico.

Políticas Públicas e Legislação Educacional | 40h

A disciplina abordará temas centrais relacionados às políticas públicas e à legislação educacional. Serão explorados conceitos fundamentais de políticas públicas no contexto da educação, estruturas legais que regem os sistemas educacionais, o papel das políticas educacionais no desenvolvimento social e a análise crítica de políticas educacionais implementadas. Técnicas para a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais, juntamente com a legislação educacional vigente em diferentes contextos.

Psicologia da Educação | 40h

Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.

Avaliação da Aprendizagem | 40h

Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.

Currículos e Projetos Pedagógicos | 60h

Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.

Educação e Tecnologias | 40h

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

Educação Inclusiva | 40h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 718,80

em até 12x sem juros de R$ 59,90

Investimento

Cartão de crédito

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Boleto parcelado

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Pix à vista

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