Pós-Graduação

Pós-graduação em Gestão Educacional

Educação

Pós-graduação em Gestão Educacional

 

O curso objetiva formar profissionais de nível superior para atuarem na administração pública e privada, de modo a preparar os gestores para planejar, organizar, dirigir e avaliar projetos e programas educacionais. Através deste programa, será possível contribuir com a formação de profissionais da educação desenvolvendo competências e apresentando ferramentas que os possibilitem atuar na gestão escolar de forma a aumentar os padrões de qualidade da educação.

 

A carga horaria total do curso é de 360 horas.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, Clique Aqui

 

Grade Curricular

1. Políticas Públicas para educação | 40H

Contexto histórico da estruturação política do ensino e das lutas por educação pública no Brasil. As principais reformas educacionais brasileiras, os projetos em disputa na sua formulação e os mecanismos de sua implementação. Análise crítica dos determinantes da estrutura e funcionamento da educação básica e das políticas educacionais do Brasil contemporâneo.

2. Psicologia da educação | 40H

A natureza da psicologia da educação como ciência aplicada, seu âmbito e sua relação com a educação brasileira. Princípios psicológicos do desenvolvimento humano que fundamentam ou interferem no processo ensino x aprendizagem.

3. Novas tecnologias para o ensino | 40H

Estuda os novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade; As possibilidades e limites do uso dessas Tecnologias na educação infantil e no ensino fundamental como recursos facilitadores da aprendizagem; As políticas públicas de acesso tecnológico na escola; Alternativas metodológicas para inserção das novas TDICs como ferramentas de aprendizagem.

4. Educação inclusiva | 40H

Reflexão crítica das questões ético-político-educacionais na ação do educador quanto à inclusão de alunos (as) de necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino.

5. Fundamentos da educação especial | 40H

Perspectivas históricas e conceituais da Educação Especial e Inclusiva. Pressupostos sociais, educacionais e políticos. Aspectos legais da Educação Especial e Inclusiva. Inclusão, sociedade, família e escola. Educação Especial e Inclusiva e mediação pedagógica. O currículo e o projeto pedagógico na diversidade: adequações curriculares; Tecnologias assistivas e de comunicação alternativa; Aspectos legais: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96; Decreto nº 7.611/2011; Atendimento educacional especializado para alunos com: Deficiência física; Deficiência visual, Deficiência auditiva, Deficiência intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento: Síndrome do Autismo, Asperger e Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância (Psicose Infantil).

6. Gestão de pessoas e legislação trabalhista | 40H

Planejamento de RH. Principais fundamentos dos subsistemas de recursos humanos. Aspectos da legislação trabalhista no serviço público (federal, estadual e municipal). Desenvolvimento gerencial. Treinamento e desenvolvimento.; Legislação trabalhista e previdenciária relacionada à segurança e saúde no trabalho; Acidentes do trabalho e doenças profissionais: estatística, causas, consequências, análise, custos, prevenção; Riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos): reconhecimento, avaliação e prevenção; Segurança no trabalho, aspectos preventivos, ergonomia e CIPA; Aspectos jurídicos da segurança e saúde ocupacional.

7. Fundamentos da supervisão escolar e orientação educacional | 40H

Pressupostos teóricos metodológicos subjacentes à prática do Orientador Educacional. Educação Integral e Orientação Educacional. SOE. Organização do SOE. Técnicas de trabalhos com a família do aluno. Áreas de atuação do Orientador Educacional. Funções da orientação educacional.

8. Dimensões da escolha: currículo e projeto pedagógico | 40H

O processo de planejamento em seus diferentes enfoques e sua materialização em Planos, Programas e Projetos. A ação do planejamento na organização escolar: do Projeto Pedagógico ao Plano de Ensino. Organização e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico e sua interface com o planejamento, o currículo, a formação continuada e a avaliação escolar e demais aspectos que envolvem a dinâmica do espaço educacional.

9. Gestão dos processos administrativos | 40H

Principais políticas de regulação e a supervisão de Instituições de Educação Superior (IES), públicas e privadas, pertencentes ao sistema federal de educação superior. Sistema e-mec. Processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior, tanto na modalidade presencial como a distância. Regras para transformação de faculdades em Centros Universitários e Universidades. SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, indicadores do MEC: Enade, IDD, CPC, CC, IGC e CI.

 

Professores

 

foto do professor

Celso Iocohama

Professor

Doutor

 

foto do professor

Barbara Brunini

Psicóloga

Mestre

 

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Rosângela Bressan Buosi

Educadora

Mestre

 

 

foto do professor

Cíntia de Souza Alferes Araújo

Professora

Doutora

 

foto do professor

Guilherme Biazoto

Advogado Trabalhista

Mestre

 

foto do professor

Vivianne Simões

Professora

Mestre

 

 

foto do professor

Murilo Andrade

Reitor Universitário

Doutor

 

   
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Conclusão mínima de 4 meses

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